Metrô de BH-Contagem faz paralisação total nesta segunda-feira, dia 16 de Maio. Metroviários recusam liminar do TRT [Portal VozdoCLIENTE]

Metrô de BH-Contagem faz paralisação total nesta segunda-feira, dia 16 de Maio. Metroviários recusam liminar do TRT Portal TV VozdoCLIENTE


Foto: CBTU



A população deve se preparar para alternativas de transporte nesta segunda-feira, dia 16 pois o Sindicato dos Metroviários está reafirmando a paralização total das atividades nesta segunda.

Veja nota lançada pelo SINDIMETRO/MG:

 

Com proposta apresentada pela CBTU de 5,5% de reajuste salarial e retirada de direitos adquiridos em Acordo Salariais anteriores, os metroviários de Belo Horizonte reafirmaram, em assembleia realizada na última sexta-feira, a paralisação de suas atividades a partir de 16 de maio, segunda-feira.

O SINDIMETRO notificou a empresa muito antes das 72 horas exigidas por lei, mas a CBTU optou por não buscar um acordo com o sindicato dos trabalhadores para a realização da escala mínima. Encaminhou pedido de liminar ao TRT que, por sua vez, exigiu a aplicação de uma escala de funcionamento do metrô de 80% nos horários de pico e 50% nos horários intermediários. Os metroviários rejeitaram em assembleia essa escala, pois além de descaracterizar o direito de greve, ela gera problemas de segurança.

Os trabalhadores presentes decidiram também se concentrar em frente ao TRT na segunda-feira, 16 de maio, às 14 horas, para acompanhar a audiência marcada por esse Tribunal.

Em carta à população o SINDIMETRO lamenta o transtorno causado, mas entende que se aceitarem um reajuste menor do que a inflação do período, seus salários rapidamente não valerão nada.

Embora o TRT tenha emitido a liminar, a categoria aparentemente vai aderir total a greve o que significa que milhares de pessoas serão penalizadas com a ausência dos trens em Belo Horizonte.

TRT


Uma reunião está agendada para esta mesam segunda às 14h30 para definição de uma escala mínima de trabalho durante o período da paralisação, que possivelmente seria aplicada a partir de terça-feira (17/05).

Campanha

Os sindicatos da base da CBTU protocolizaram, em 26 de fevereiro, a Pauta de Reivindicações para o ACT 2016-2017. Entre as principais reivindicações foram destacadas em seu site:

  • Recuperação das perdas salariais de 23,58% referentes a maio de 2010 a maio de 2015;
  • Reposição salarial de acordo com índice do DIEESE;
  • Piso salarial não inferior ao nível 115;
  • Ticket refeição/alimentação no valor mensal de R$ 990,00;
  • Pagamento integral do AMO aos funcionários e seus dependentes, incluindo os pais.

Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [3677 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções