Aluna da Funec fica em 1º lugar no vestibular de química no Cefet-MG. [Portal VozdoCLIENTE]

Aluna da Funec fica em 1º lugar no vestibular de química no Cefet-MG. Prefeitura de Contagem


Projeto de iniciação científica foi essencial para a boa classificação



O sorriso leve e determinado não esconde a sensação de alegria e satisfação. Bruna Ribeiro Gomes, 17 anos, está feliz com o que conquistou. Ela se classificou em primeiro lugar entre todos os estudantes que prestaram vestibular para química no último processo seletivo para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O enunciado é forte, mas merecido. Afinal, não é todo dia que se consegue ficar entre os melhores em uma prova com quase dois mil candidatos. Bruna estudou o ensino médio integrado na unidade Funec Centec e aproveitou a oportunidade para realizar um projeto de iniciação científica pelo Pibic-Jr pesquisando na área que mais gosta. E se depender de sua força de vontade, a paixão pela Química não vai acabar tão cedo.
/t20.com.br/ad/www/delivery/asyncjs.php">

A simpatia de Bruna pela ciência vem de casa. Sua mãe é professora de Física e, na 8ª série, o significado de satisfação era vestir o jaleco e ter aulas no laboratório. A partir daí não parou mais, até que resolveu começar sua iniciação científica. Financiado pela Funec e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o estudo de Bruna versou sobre antioxidantes naturais presentes em certos alimentos, como cenoura, tomate e melancia. ´Analisei qual era o nível de conhecimento das pessoas sobre este agente, enquanto frisava a importância de se consumir alimentos que o contenham de maneira natural´, explica a jovem cientista, ressaltando que os antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de cânceres e o envelhecimento precoce.

Durante o período de estudo, que durou um ano, Bruna participou de seminários e apresentações, além de ter que apresentar diversos relatórios para notificar os orientadores sobre o progresso da pesquisa. Ao final, um texto acadêmico com as conclusões e o desenvolvimento foi entregue. A seriedade com que ela tratou os estudos científicos ajudou na sua classificação no vestibular do Cefet. ´Escrever bastante, ler diversos livros e interpretar dados serviu como uma preparação para a prova, que é muito cansativa e conceitual. A vontade de querer entender a composição, a estrutura e as propriedades da matéria me impulsionou para a química´, assegura Bruna.

E não só no aprendizado a tabela periódica faz parte do cotidiano de Bruna. Apesar da idade, ela já trabalha na área de controle de qualidade em uma empresa de alimentos, atuando na análise de laudos técnicos. Para o futuro, ela quer ganhar o mundo. Pretende fazer intercâmbio durante o período de faculdade e colaborar ainda mais para o avanço da ciência brasileira no mundo.

Jovens Cientistas

Para que mais histórias como a de Bruna aconteçam, em junho a Funec aumentou para 15 a quantidade de bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) financiadas diretamente pela Fundação. Os projetos são orientados por professores da Funec e têm um ano para serem finalizados. São um total de 35 alunos, diretamente, vinculados a Fundação com bolsas de iniciação científica, sendo 20 deles custeados pela Fapemig. Um novo edital será aberto no fim de 2014 e alunos da Rede Municipal (fundamental e médio) e da Funec podem se inscrever para concorrer a uma bolsa. Para saber mais, ligue para 3391-5623 ou curta a página da Funec no Facebook (facebook.com/novafunec).

Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Vídeos do Portal

Promoções