Funec oferece curso gratuito de cinema para professores [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Funec oferece curso gratuito de cinema para professores Prefeitura de Contagem


Formação está em consonância com a lei federal que torna obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas



Teve início no sábado (27/9), o curso "Linguagem Cinematográfica para a Docência: novas lições", segundo módulo da capacitação oferecida aos professores da Funec e da Rede Municipal de Ensino, no estúdio Future, no bairro Jardim Riacho, com o objetivo de promover discussões, reflexões e atividades para a formação de professores, como espectadores e criadores de cinema, trabalhando com informações, linguagens e referências audiovisuais e culturais diversas. O curso é extracurricular, não obrigatório, oferecido, gratuitamente pela Funec, aos professores que se interessarem em estudar cinema aplicado à docência.

Em 2013, foi ministrado o primeiro módulo, com o tema "Linguagem Cinematográfica para a Docência: primeiras lições", do qual participaram 13 professores. Destes, seis integram a turma do segundo módulo que conta com a participação de 35 professores.

A presidente interina da Funec, Luzia Lima Moreira, explicou que, em junho deste ano, passou a vigorar a Lei Federal 13.006/14, estabelecendo que a exibição de filmes de produção nacional deve fazer parte do componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola, sendo obrigatória a carga horária mensal mínima de duas horas.

"Contagem se antecipou a lei, já que ofertamos o primeiro módulo do curso ainda em 2013. Agora, queremos avançar na constituição de um Núcleo de Estudos sobre Educação e Cinema e preparar os professores para o trabalho com o cinema e audiovisual em sala de aula, para que a lei produza os efeitos desejados na formação dos educandos", afirmou Luzia Moreira.

Com carga horária de 80 horas, o curso está sendo realizado em um estúdio de audiovisual, com o equipamento necessário ao desenvolvimento das atividades. As aulas estão sendo ministradas pelos professores Inês Assunção de Castro Teixeira, Eugênio Magno e Marília Sousa Andrade Dias, referências em educação e cinema, com experiência em universidades brasileiras e europeias.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias