Alunos da Funec fazem blitzes para um trânsito seguro [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Alunos da Funec fazem blitzes para um trânsito seguro Prefeitura de Contagem


Alunos da Funec fazem blitzes para um trânsito seguro



Cerca de 70 alunos da Funec Oitis participaram da implantação de um projeto sobre segurança e circulação de trânsito no entorno da unidade. Desde o início de setembro, com a supervisão e apoio de professores e pedagogos,  o projeto vem sendo realizado.

A iniciativa foi desenvolvida em diversas disciplinas na sala de aula, gerando conhecimento e troca de experiências entre os estudantes. Eles participaram de debates sobre a circulação nas vias de acesso à escola e, em especial, o comportamento inadequado dos motoristas que desrespeitam as leis de trânsito. Este projeto pioneiro deverá ser extensivo as outras 13 unidades da Funec,  com o objetivo de garantir oportunidade de ensino interdisciplinar e interativo sobre o trânsito.

Após o aprendizado acadêmico, os alunos fizeram pesquisa de campo, participaram de diversas atividades da Semana Nacional de Trânsito. Segundo Marcelo de Moura Costa, professor de Matemática da Funec Oitis e colaborador do projeto, durante o trabalho em campo, os alunos registraram  um volume médio de 400 veículos por dia no bairro Oitis. Além disso, identificaram que a maior parte dos motoristas comete infração de transitar pela contramão de direção para reduzir o tempo no percurso. Isso acontece sempre quando estão na av. João Gomes Cardoso e querem acessar o bairro Oitis.  Durante um mês, o total de ocorrências chegou a 6 mil.

Segundo a Transcon, a infração não se justifica, uma vez que existe retorno a 500 metros à frente da mesma avenida, o que garante acesso ao bairro sem riscos à vida.

Os alunos, com o apoio da Transcon e da Polícia Militar, também recolheram assinaturas para um abaixo-assinado, solicitando que sejam criados meios de engenharia de tráfego que reduzam a possibilidade dos carros fazerem a conversão e trafegar na contramão, visto que o desrespeito à sinalização é constante.

Os estudantes levaram faixas, cartazes e abordaram os motoristas para entrega de panfletos educativos e flanela com frases de impacto. Israel Heverson Ferreira de Almeida, aluno do 1º ano da Funec Oitis, ressaltou que o projeto estimula o ensino e ajuda no desenvolvimento de pesquisas.  Eliana Medeiros, condutora que parou na blitz, ficou emocionada ao ver os jovens tomando atitudes conscientes para melhorar o trânsito e proteger vidas. “É muito bom ver jovens como esses buscando uma solução para o trânsito. Essas ações deviam ser constantes”

De acordo com a diretora da Funec Oitis, Nilza Aparecida Alves Cardoso, a participação dos  estudantes do ensino médio colabora para o andamento do projeto. “Nossa meta é que eles aprendam sobre os problemas da comunidade e  proponham soluções duradouras para o trânsito”. 



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias