´Água é vida´ é a campeã do concurso de marchinhas da Fundac [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

´Água é vida´ é a campeã do concurso de marchinhas da Fundac Prefeitura de Contagem


Concurso contou com 22 canções inscritas que abordaram temas diversos com irreverência



A alegre e consciente "Água é vida" foi a marchinha campeã do 2º Concurso de Marchinhas de Contagem, promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio Fundação Cultural do Município de Contagem (FUNDAC), em parceria com a Ordem dos Músicos do Brasil. A final aconteceu no Teatro Casa Azul, na última sexta-feira (30/1) e também serviu de aquecimento para os blocos de carnaval que participarão do Meu Bloco na Rua, evento que resgata a tradição dos blocos de rua no município - também organizado pela Fundac.

A marchinha campeã, "Água é vida", foi composta tendo em vista a atual crise hídrica que preocupa os brasileiros. "Carnaval é diversão, mas eu como arte-educador, não poderia perder a oportunidade de, brincando, provocar uma reflexão e dar o meu recado. As marchinhas também têm essa proposta", explicou o compositor da música, Geraldo Amâncio, mais conhecido como Mestre Amâncio, que faz parte do Bloco dos Pioneiros.

O segundo lugar ficou com a canção "Amor de Verão", da advogada e cantora Fernanda Silva. A marchinha versa sobre prevenção e carnaval. "Carnaval não combina com irresponsabilidade. Durante a festa até é permitido liberar suas fantasias, mas é possível liberar esse amor de uma forma responsável", afirmou a compositora, acrescentando que teve especial orgulho de ter participado do concurso de marchinhas. "Sempre morei aqui e passei minha vida inteira ouvindo que Contagem não tinha nada do ponto de vista cultural, o que está se provando uma grande mentira. Cada vez mais tenho a certeza que esse tipo de comentário é de pessoas que não olham Contagem com carinho", enfatizou.

Já o terceiro lugar ficou com a marchinha que é uma homenagem a um importante ator de Contagem, Jesse Duarte. A composição de Allisson, o Chedinho, do Bloco Maria Baderna, também brincou com o preconceito contra o artista de rua. "Certa vez, num debate público em que Jessé participou, mandaram ele ‘ir trabalhar. É aquele velho preconceito contra os artistas. Ele é diretor de teatro, ator e já contribuiu muito para o desenvolvimento da cena independente aqui do município. Ou seja, um trabalhador da arte", ressaltou.

Chedinho contou que dentro do grupo esse comentário infeliz virou uma piada e, este ano, resolveram brincar com ela na composição das marchinhas. "Eu inscrevi três marchinhas e me surpreendeu que tenha sido escolhida a mais irreverente". Allisson concluiu relembrando as tradições históricas das marchinhas. "A marchinha tem essa função de ser sátira e de ser arte. Porque composição é arte e a execução da música também é arte".

A presidente da Fundac, Renata Lima, sinalizou o crescimento do número de inscrições de blocos de rua e de marchinhas como sinal do resgate da tradição dos blocos na cidade. "A primeira edição teve a inscrição de cinco blocos. Passamos para dez, e esse ano foram 26 inscritos. "É um marco para a cidade e para o bom momento cultural que estamos vivendo. Ver as pessoas participando e se divertindo é muito importante, e a concretização desse movimento só acontece de fato com a participação popular", ressaltou.

Renata já anunciou que para o próximo concurso de marchinhas muitas sugestões trazidas pelos participantes serão debatidas. "Vamos discutir as muitas propostas que foram trazidas pelos blocos esse ano. Queremos fortalecer essas ações e a participação popular é fundamental para que o concurso melhore cada vez mais".

Meu Bloco na Rua - 2015

No próximo sábado (7/2) as ruas de Contagem serão tomadas pelos tradicionais blocos de rua, durante a segunda edição do Meu Bloco na Rua de 2015. Centenas de foliões estarão nos vários pontos de concentração distribuídos por toda a cidade, de onde sairão percorrendo as ruas até a praça da Glória, confirmando a tradição do Carnaval de rua.

Uma ampla estrutura foi montada para garantir o bom andamento do evento, como equipes de batedores da Transcon, para auxiliar na organização do trânsito, e a presença de uma viatura de apoio da Guarda Municipal em todos os pontos de concentração dos blocos, para garantir a segurança dos participantes.

Este ano o Meu Bloco na Rua terá uma novidade. Uma matinê será realizada na praça da Glória, às 14h, para que a criançada também caia na folia.

Meu Bloco na Rua
Dia: 7/2 - (sábado)
Programação:
13h - Confecção dos Estandartes
14h - Matinê de Carnaval
16h - Saída dos Blocos dos pontos de Concentração
18h - Chegada à praça da Glória - encerramento da Festa



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias