Aneel aprova aumento de 28,8% da conta de energia elétrica em MG. [Portal VozdoCLIENTE]

Aneel aprova aumento de 28,8% da conta de energia elétrica em MG. Portal TV VozdoCLIENTE


Conta da CEMIG mais cara a partir de 02/Março.



Consumidores de Minas Gerais da concessionária CEMIG pagarão 28,8% a mais pelo uso da energia a partir desta segunda (02/03).

O aumento foi regulamentado pela ANEEL no último dia 27 já está em vigor (o aumento afeta concessionárias de praticamente todo país).

O aumento é expressivo mas não é o maior. O maior aumento é de 39,5% concedido a AES SUL (concessionária do Rio Grande do Sul).

E a notícia ruim para o bolso ainda tem um revés pior: falta o aumento ordinário das contas (o aumento anual). Tal fator pode fazer a conta dos mineiros passar de 45% de aumento em 2015.

Novo formato de tratamento do consumidor: bandeiras tarifárias.

Também já está em vigor um novo modelo de processamento da conta, chamado "bandeiras tarifárias"

A energia elétrica no Brasil é gerada predominantemente por usinas hidrelétricas. Para funcionar, essas usinas dependem das chuvas e do nível de água nos reservatórios. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas podem ser ligadas com a finalidade de poupar água nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel. Por outro lado, quando há muita água armazenada, as térmicas podem ser menos utilizadas e o custo de geração é menor.

A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia e, nesse caso, a tarifa não sofre acréscimo. Na bandeira amarela, as condições de geração são menos favoráveis e, por isso, a tarifa tem acréscimo de R$ 2,50 (sem impostos) para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos (e suas frações). Se houver condições mais custosas de geração, a bandeira vermelha é acionada é há um acréscimo de R$ 5,50 (sem impostos) para cada 100 kWh consumidos – e suas frações

A ANEEL fará campanha para reduzir consumo

Ainda na primeira semana de março terá início uma campanha nacional para esclarecer os consumidores e estimular o uso consciente e o combate ao desperdício de energia elétrica. As bandeiras tarifárias são uma forma diferente de apresentar um custo que hoje já está na conta, mas geralmente passa despercebido. Elas informam o custo mensal de geração da energia elétrica, dando ao consumidor a oportunidade de ajustar seu consumo ao seu preço real da energia. De acordo com o Diretor-Geral da ANEEL, Romeu Rufino, as bandeiras não criam um novo custo, mas apenas direcionam a parte variável dos custos da energia elétrica. “Como o sistema é dinâmico, as bandeiras refletem instantaneamente a variação desses valores nas cores verde, amarela e vermelha, para facilitar o entendimento dos consumidores”, explicou.

O aperfeiçoamento das bandeiras foi discutido com a sociedade e ficou em audiência pública no período de 9 a 20/2/15. Foram recebidas contribuições de agentes do setor, associações e consumidores.

Site da INFOESCOLA dá dicas de economia

  • Ao usar o condicionador de ar, mantenha as portas e janelas fechadas. Isso evita que o ar do ambiente seja renovado várias vezes e, com isso, o aparelho funcione em condições mais severas. Limpe os filtros periodicamente. Estando sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia. Sempre que possível, utilize a ventilação natural. Não esqueça que este aparelho retira a umidade do ambiente e das pessoas que estão neste ambiente. Portanto, quando estiver sob a ação do condicionador de ar não esqueça de ingerir água com maior frequência.
  • Com relação ao computador, o monitor de vídeo é responsável por 70% do consumo de energia. Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue-o ou configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
  • O chuveiro elétrico é um dos principais vilões. Há uma economia de energia da ordem de 30% colocando a chave seletora na posição verão (nunca mude a posição da chave com o chuveiro ligado!). Faça o que muita gente esquece de fazer: limpe periodicamente os orifícios de saída de água. Este equipamento funciona com o resistor variável. Nunca reaproveite uma resistência queimada. Além de aumentar o consumo, coloca em risco sua segurança.
  • O ferro de passar deve ser utilizado (de preferência) quando houver uma quantidade razoável de roupas. Passe tudo de uma só vez. Qualquer equipamento, quando ligado e desligado várias vezes, provoca um grande desperdício de energia, além de reduzir a sua vida útil.

Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [3038 - desktop]






Vídeos do Portal

Promoções