Desenhos, pinturas e gravuras dos artistas Henrique Dias e Eliana Martins são as atrações do TUDOAVER Contagem em Agosto [Portal VozdoCLIENTE]

Desenhos, pinturas e gravuras dos artistas Henrique Dias e Eliana Martins são as atrações do TUDOAVER Contagem em Agosto Prefeitura Contagem/MG





Todos os meses, o Projeto Tudoaver realiza mostras das diversas modalidades de arte como desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura, novas mídias e instalações em galerias da cidade. O projeto é uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) em parceria com o Big Shopping.

Henrique Dias - "Em movimento"

A galeria do Centro Cultural recebe a exposição "Em movimento", de Henrique Dias. Formado em Educação Artística pela Escola Guignard, nasceu e reside em Belo Horizonte. Atua como professor de artes na Rede Municipal de Ensino de Contagem. Foi membro da equipe curadora do Projeto Tudoaver, entre os anos de 1999 e 2012. É produtor cultural do Projeto Entre Linhas e Sons, em parceria com o músico Bruno Grossi. Artista selecionado pelo Edital de Artes Visuais 2015/Fundac.

"Focado nas possibilidades e facetas do relacionamento humano, o artista tem publicado, nos últimos quatro anos, suas crônicas visuais nas redes sociais. Esta vivência afirma sua visão de mundo e admiração pela figura feminina, seu posicionamento sobre sexo, sensualidade, sedução, amor, amizade e seus desdobramentos nas relações afetivas da diversidade contemporânea.

A experiência do fazer diário, no desenho e na pintura, acompanha o artista antes mesmo de sua formação acadêmica na Escola Guignard. Sempre revelando sua predileção pelo emocional. Mas a possibilidade da exposição diária em sua incursão no mundo virtual potencializa, complementa e alimenta sua verve expressiva. Neste território, experimenta a relação entre a imagem e a palavra, brindando-nos diariamente com suas publicações líricas, mundanas, sensuais, sutis, densas, poemas imagens, ou imagens poemas, composições em que palavra é imagem, imagem é palavra... poesia gráfica em movimento" (Fernando Perdigão).

Abertura: 6 de agosto, às 19h30

Período: 7 a 31 de agosto
Local: Galeria do Centro Cultural de Contagem/Casa Amarela (Rua Dr. Cassiano, 120, Centro)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Contato do artista:
(31) 9317 0200 / 9584-0162 - diasmhs@gmail.com - Facebook: Henrique Dias

Eliana Martins - "Periferia"
Nascida em Ponte Nova, Eliana Martins mudou-se ainda na infância para Belo Horizonte. Iniciou na pintura em 1996, frequentando cursos livres de pintura no ateliê Florália. Artista selecionada pelo Edital de Artes Visuais 2015/Fundac.

"A periferia de Eliana Martins é um relato sobre o Morro do Papagaio, estrategicamente situado no campo visual que se avizinha a sua morada. Contraditoriamente, esta periferia é o centro de sua atenção, o cenário onde busca seu ponto de fuga. Nesta direção, sua vista percorre a topografia sinuosa da paisagem, o movimento diário dos habitantes, os mercadinhos e butecos, os barracões aglomerados e coloridos, as pipas que riscam o céu e se embaraçam nos fios, os automóveis que se espremem pelas vielas ou que trafegam ali perto, as torres de energia que aparecem aqui e acolá, o contraste dos imponentes edifícios que circunvizinham o morro.

A vida floresce captada pela sensibilidade da artista que vislumbra a poesia emanada nas cenas do dia a dia. Sua linguagem é simples e pura, como a beleza das brincadeiras, rituais, costumes, a cultura daquela comunidade. A composição superpõe planos que, em sequência, vão apresentando acontecimentos. Os personagens desta crônica visual têm rostos ocos, mas seu traço é a identidade do Brasil plural, popular e diverso, da raça miscigenada, cabocla, cafuza e mameluca que forma a grande massa da nação brasileira. Se sua visão é ingênua, como muitos podem classificar, não é menos sábia, na medida em que consegue extrair deste contexto a alegria genuína que nos contagia na sua pintura". (Fernando Perdigão).

Período: 4 a 31 de agosto
Local: Galeria da Prefeitura de Contagem (Praça Tancredo Neves, 200, Camilo Alves)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Contato da Artista:
(31) 3378 4510 / 9814 6764 - elianamisa@yahoo.com.br



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [4469 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções