VÍDEO: Tragédia em Meca deixa 107 mortos e mais de 230 feridos na Arábia Saudita em dias que antecedem rituais sagrados dos muçulmanos [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

VÍDEO: Tragédia em Meca deixa 107 mortos e mais de 230 feridos na Arábia Saudita em dias que antecedem rituais sagrados dos muçulmanos Portal TV VozdoCLIENTE




RIYADH, Arábia Saudita (AP) - Um guindaste tombou na sexta-feira durante uma tempestade violenta na cidade saudita de Meca, o local mais sagrado do Islã, colidindo com a Grande Mesquita e matando pelo menos 107 pessoas antes do início da anual peregrinação no final deste mês.


Imagens postadas por usuários de mídia social mostraram uma cena macabra, com a polícia e os espectadores vendo inúmeros corpos deitados em meio a poças de sangue no piso da mesquita.

Imagens veiculadas pela televisão estatal saudita mostraram a queda do metal do guindaste e que destruiu o telhado da mesquita.

Ahmed bin Mohammed al-Mansouri, o porta-voz da presidência dos assuntos das mesquitas Meca e Medina, disse em um comunicado divulgado pela agência oficial saudita Press que o acidente aconteceu na sexta-feira à tarde durante uma tempestade severa sob ventos fortes e chuva pesada.

As autoridades não fornecem detalhes sobre as nacionalidades das vítimas, mas que era provável que a tragédia vai envolver vários países.

Secretário de Estado dos EUA John Kerry expressou suas condolências e disse que os EUA está com a Arábia Saudita e "todos os muçulmanos ao redor do mundo, na sequência deste incidente terrível em um dos locais mais sagrados do Islã."

Muçulmanos de todos os lugares do mundo peregrinam a MECA mas os números aumentam significativamente no período de preparação para mês sagrado do Islã. Realizar a peregrinação uma vez durante a vida é um dever de todos os muçulmanos adultos sãos. Peregrinação deste ano está prevista para começar em torno de 22 de setembro

Al-Mansouri disse o guindaste, que estava sendo usado na obra de construção na mesquita, atingiu uma área circular ao redor da Kaaba e uma passarela nas proximidades.

A TV Al-Jazeera exibiu imagens do rescaldo do acidente, mostrando o chão coberto com escombros e que parecem ser poças de sangue. Outro vídeo, em uma postagem no Twitter, capturou o momento aparente do colapso do guindaste vermelho-e-branco durante uma tempestade, com um grande estrondo, gritos e confusão.

O governador da região de Meca, o príncipe Khalid al-Faisal, rapidamente chamado para a formação de uma comissão para investigar a causa do acidente. Ele dirigiu todas as autoridades competentes para fornecer suporte para todos aqueles feridos, de acordo com um comunicado da Meca principado assuntos públicos cabeça Sultan al-Dosari que foi realizada no SPA.

Vários guindastes rodeiam a mesquita para suportar uma expansão em curso e outros trabalhos de construção que transformou a área em torno do santuário.

Colinas íngremes e edifícios low-rise tradicionais que antes rodeava a mesquita têm nos últimos anos deu lugar a centros comerciais e hotéis de luxo - entre eles o terceiro edifício mais alto do mundo, uma torre de relógio gigante que é a peça central do complexo Abraj Al Bait .

A construção gigante Saudi Binladin Group está liderando a expansão mesquita e também construiu o projeto Abraj Al Bait-.

Durante a semana do HAJJ, os muçulmanos convergem para Meca para realizar uma série de rituais, incluindo a circular da Kaaba em forma de cubo, orando e mantendo vigília no Monte Arafat e realizar o apedrejamento simbólico do diabo por atirar pedras contra os três pilares em Mina.

Orações e em torno do monte são um momento emocional e espiritual clímax na hajj. Os fiéis acreditam que naquele dia os portões do céu estão abertos, as orações são respondidas e pecados do passado são perdoados.

Todos os peregrinos do sexo masculino, independentemente da riqueza ou status, vestem-se de panos brancos perfeito para simbolizar a igualdade diante de Deus durante o HAJJ. Mulheres cobrem o cabelo e usam roupas mais soltas, renunciando maquiagem e outros adornos para ajudá-los a retirar dos prazeres mundanos e as aparências externas.

Foi no Monte Arafat, marcada por uma coluna branca, que se acredita ser onde o profeta islâmico Maomé ter entregue seu último sermão para dezenas de milhares de seguidores cerca de 1.400 anos atrás, exortando os muçulmanos a se unir.

Os milhões de peregrinos que visitam locais sagrados do país a cada ano representam uma problema de segurança considerável e desafio logístico para o governo da Arábia Saudita, e os acidentes mortais em grande escala têm ocorrido em várias ocasiões nos últimos anos.

Em 2006, mais de 360 ​​peregrinos morreram em um tumulto na planície do deserto de Mina, perto de Meca. Uma multidão de peregrinos dois anos antes deixou 244 mortos.

A pior tragédia relacionadas com o HAJJ foi em 1990, quando 1.426 peregrinos morreram em um tumulto em um túnel de pedestres superlotada levando a locais sagrados em Meca.

___

Matéria produzida por bigstory.ap.org com a colaboração de vários correspondentes no Oriente Médio.

----

Veja o vídeo com momentos internos e externos da queda, ao final algumas imagens:


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias