Mutirão vai plantar mudas no Dia da Árvore em Contagem/MG [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Mutirão vai plantar mudas no Dia da Árvore em Contagem/MG Prefeitura de Contagem





Na próxima segunda-feira (21/9), é Dia da Árvore. Para lembrar a data, a Prefeitura de Contagem realiza, às 9h, um mutirão de plantio de mudas, na recém-inaugurada praça Lúcio de Abreu, na região do Petrolândia, parte das comemorações da Semana Florestal.

A ação integra o Programa ‘Uma Vida, Uma Árvore, desenvolvido pela parceria entre a prefeitura e a TV Globo Minas, e contará com a participação da comunidade e de alunos das escolas municipais do bairro Tropical e Domingos Diniz Belém.

Serão plantadas mudas de palmeira licuri, ipês roxos, brancos e rosas, disponibilizadas pela Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes (Conparq) que dará suporte ao plantio. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade farão um trabalho de conscientização sobre a importância de não desperdiçar água e de preservar os recursos hídricos. Famílias que aderiram ao Uma Vida, Uma Árvore, em 2015, vão receber o certificado de participação no programa.

O prefeito Carlin Moura afirmou que o meio ambiente é o bem mais precioso que possuímos e que precisamos preservá-lo e destacou a importância de envolver as crianças. "Plantar árvores é uma das formas de conservar as nascentes. Quanto mais cedo a criança aprender a economizar a água e a cuidar do meio ambiente, melhor, pois vai se tornar um adulto consciente e defensor da natureza".

"Uma Vida, Uma Árvore"

Criado em 2008, o Programa Uma Vida, Uma Árvore é uma ferramenta de conscientização ambiental e consiste no plantio de uma árvore para cada criança recém-nascida, registrada no município e cadastrada no programa. Podem ser inscritas crianças que têm até um ano. Para participar, os pais, ao registrarem a criança, devem fazer sua adesão ao programa no próprio cartório ou por meio do site www.umavidaumaarvore.org. Após a adesão, é feito o plantio de uma árvore, sempre de uma espécie nativa do Brasil, identificada com o nome da criança. Os pais ganham um certificado com a indicação da espécie e do local onde ela foi plantada. Após o plantio, a família recebe, em sua residência, o certificado com o nome da criança e a localização da árvore. A adesão é gratuita e o plantio é de responsabilidade da prefeitura.

Os plantios em áreas públicas - parques, ruas e avenidas - são acompanhados pelo Instituto Oksigeno, que faz a verificação das metas estabelecidas. No ano passado, a Prefeitura de Contagem realizou o plantio de 921 mudas, no Parque Linear do Sarandi, superando a meta estipulada pelo programa. Para 2015, a meta foi ampliada em 20%, ultrapassando a marca de mil mudas plantadas.

Praça Lúcio de Abreu

Implantada recentemente, a praça Lúcio de Abreu pôs fim a um problema que há anos preocupava os moradores: o descarte irregular de lixo. O local às margens de um córrego canalizado, era utilizado como bota-fora, o que impedia a população de transitar pelo lugar. Agora, após ser totalmente revitalizado, o espaço beneficia moradores dos bairros Lúcio de Abreu, Belém, Chácaras Contagem e Santa Helena que há mais de dez anos reivindicavam um espaço, adequado e gratuito, para a prática de esporte, lazer e interação social.

A praça Lúcio de Abreu oferece à população espaço de convivência, área gramada, paisagismo, Academia da Cidade, playground, escorregador, quadra de peteca, espaço para leitura, pista de caminhada com piso permeável, que permite a drenagem da água de chuva, além de uma área de preservação ambiental.

Serviço:

Mutirão de plantio de mudas - Dia da Árvore
Data: 21/9 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Praça Lúcio de Abreu
Endereço: rua João Wanderley (em frente à Igreja de São Geraldo), bairro Lúcio de Abreu, região do Petrolândia



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias