Problema de tríplice fronteira: Apenas 4,5km ligariam Nova Contagem em Contagem/MG a BR040 [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Problema de tríplice fronteira: Apenas 4,5km ligariam Nova Contagem em Contagem/MG a BR040 Portal TV VozdoCLIENTE




Um levantamento feito pelo portal VozdoCLIENTE em Minas Gerais, constatou um problema de tríplice fronteira na divisa entre Contagem, Ribeirão das Neves e Esmeraldas:

Bairros vizinhos e condomínios solicitam há anos uma saída e melhor fluidez do tráfego da região para Belo Horizonte pois, atualmente, a única via de acesso é pela LMG808 que, além de estar sobrecarregada, termina dentro de bairros centrais de Contagem e, dali, um zigue-zague enorme e vários sinais e lombadas físicas e eletrônicas causam o desgaste e estresse desnecessário para finalmente atingir a Via Expressa e então seguir para RMBH e outras saídas.

Mapa do DER esconde dificuldade de acesso

Ao observarmos o MAPA disponível no DER/MG (observe o destaque na imagem acima), verificamos que a rodovia LML808 aparentemente liga direto a Contagem e desta as ligações metropolitanas.

Infelizmente não é verdade, o traçado "original" da LMG808 primeiramente faria um desvio do centro da cidade de Contagem e ligaria 'a região do CEASA já na via 040 mas nunca existiu tal acesso ao que se sabe.

Atualmente a LMG808 "morre" na Rua do Registro, dentro do bairro Praia e dali, todos os dias, inclusive fins de semana o motorista enfrenta trânsito caótico para chegar ao centro de Contagem e finalmente ganhar acesso 'a Via Expressa.

Possibilidades de soluções

Há vários trechos curtos que poderiam ser asfaltados tanto para favorecer bairros existentes como interligar de fato as regiões minimizando vários problemas:

1. Interligar o início da LMG808 ao CEASA;

2. Interligar o início da LMG808 a Via Expressa;
3. Interligar o bairro Icaivera 'a Betim/MG (via também existente não asfaltada de calcula-se em torno de 15km);
4. O que destacamos nesta reportagem e vídeo: Interligar o bairro Ipê Amarelo/Contagem/MG ao bairro Belvedere, Ribeirão das Neves/MG.

Apenas 4,5Km de asfalto seriam necessários em vias já existentes para interligar uma região de aproximadamente 130 mil habitantes 'a duplicada via BR040 além de favorecer bairros e condomínios no trecho.

* Mesmo com a construção do Rodoanel - prometido há anos e que esbarra no problema ambiental da Vargem das Flores - os bairros e condomínios existentes no trecho sofrem com a ausência de asfalto o que causa inúmeros transtornos principalmente em época de chuva.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja o vídeo e compreenda o levantamento.



A tríplice fronteira vista de perto. Apenas 4,5km interligariam bairros e favoreceriam milhares de pessoas que deslocam da região para toda RMBH diariamente. No destaque, pode-se notar a ligação LML808-ViaExpressa que não existe.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias