Estudantes são detidos pela PM durante tentativa de ocupação de escola em SP [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Estudantes são detidos pela PM durante tentativa de ocupação de escola em SP Portal AGÊNCIA BRASIL/EBC





Oito estudantes foram apreendidos pela Polícia Militar durante a tentativa de ocupação de uma escola na zona leste de São Paulo. Os adolescentes tentavam ocupar a escola Firmino Proença, na Mooca, por volta das 5h30, quando uma zeladora percebeu e chamou a PM. O grupo protestava contra a reorganização escolar que levará ao fechamento de 94 unidades de ensino no estado.

Oito viaturas foram enviadas para o local e os alunos foram encaminhados para o 8º Distrito Policial, no Belenzinho. Os jovens foram acusados de depredação do patrimônio. A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo informou que enviou advogado para defendê-los. Os alunos foram ouvidos e liberados por volta das 11h.

No total, 132 escolas estão ocupadas, de acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial no Estado de São Paulo (Apeoesp). Quatro escolas foram desocupadas nos dias 17 e 18 de novembro. A Secretaria Estadual de Educação informou hoje (24) que 110 escolas estão ocupadas. 

Saresp

A Secretaria da Educação cancelou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) nas escolas ocupadas. Os testes são aplicados hoje (24) e amanhã nas demais unidades escolares.

A previsão é de que 1,2 milhão de alunos sejam avaliados este ano. De acordo com a secretaria, as notas obtidas compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado e servem como parâmetro para o cálculo do bônus de professores e funcionários.

Ontem, o Tribunal de Justiça de São Paulo indeferiu o pedido de liminar do governo para a reintegração de posse das escolas. Uma audiência de conciliação entre as partes foi suspensa por causa da ausência de representantes da Procuradoria do Estado. Hoje, às 18h, uma assembleia levará o debate aos estudantes na sede da União Municipal dos Estudantes Secundaristas.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias