Tocha Olímpica passa por Contagem neste sábado (14/5) na Avenida João César [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Tocha Olímpica passa por Contagem neste sábado (14/5) na Avenida João César Prefeitura de Contagem





Da Prefeitura de Contagem:

Falta apenas um dia para a chegada da Tocha Olímpica a Contagem. Neste sábado (14/5), às 9h, o fogo será aceso pela primeira vez no município na avenida João César de Oliveira, próximo ao número 4.300, marcando a data de vez no calendário da cidade. Contagem é uma das pouco mais de 300 cidades do Brasil e da América do Sul a sediar um evento da Olimpíada, e está entre os 30 municípios mineiros contemplados. O percurso será encerrado próximo à Trincheira do Itaú, e de lá a chama segue para Belo Horizonte.

"A realização do evento é uma oportunidade para Contagem mostrar ao mundo as particularidades de sua cultura local, e para isso, a cidade vai promover duas apresentações que exaltam a realidade da nossa comunidade", explica o secretário de Comunicação e Transparência e coordenador do revezmanto no município, Albert Plucky.

Uma delas ficará por conta da Comunidade Quilombola dos Arturos, patrimônio imaterial do município e do Estado, que também busca dar visibilidade à luta contagense pelo fim do preconceito, no dia em que será realizada a 3ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo. A outra será feita pela equipe do Projeto de Ginástica de Trampolim, que atualmente beneficia 330 crianças, e é reconhecida por suas medalhas nos campeonatos Brasileiro, Sul-Americano e Mundial. As duas apresentações serão realizadas na praça Iria Diniz (av. João César de Oliveira, 2.900), no meio do percurso.

Outro objetivo do Comitê Rio 2016, organizador do evento, é levar os valores olímpicos para o maior número de brasileiros possível. Para isso, os condutores escolhidos são pessoas que valorizam a amizade, o respeito, o esporte, a excelência, e fazem a diferença na comunidade em que estão inseridos. Ser um condutor, para cerca de 12 mil pessoas no país, será um privilégio.

"Eu fui uma atleta profissional, e todo atleta que se preze sonha em carregar a Tocha Olímpica ou de participar de um evento olímpico. Não cheguei a ir para as Olimpíadas e ter a chance de conduzir o fogo olímpico é transmitir à cidade e ao mundo o recado de que precisamos de união e mais paz. Fiquei muito feliz", conta Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira. Ex-atleta de taekwondo, Martinho é natural de Itabira, e junto de amigos, já transformou a vida de quase mil crianças, por meio do esporte no projeto Associação Crianças do Amanhã, levando cidadania.

A oportunidade de participar da inédita Olimpíada brasileira também serviu de motivação para candidatos a conduzir a tocha. "Participei de um festival da Coca-Cola na minha escola, em que seriam escolhidas algumas pessoas para participar do revezamento. É um evento muito especial, que está vindo à América do Sul, pela primeira vez, e é muito importante para o mundo todo", explica a estudante Alice Silva, 18, que praticou várias modalidades em torneios escolares.

O revezamento foi uma maneira encontrada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de envolver o maior número de pessoas do país sede nos jogos, já que não haverá ingressos para todos e que nem todos têm condições de ir. O Brasil vai organizar o maior evento da tocha, levando a chama a todas as regiões do país, incluindo populações ribeirinhas, índigenas e cidades de pequena população. Serão 20 mil quilômetros e dez mil milhas aéreas percorridas.

Revezamento da tocha

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é um evento do Comitê Rio 2016, organizador das Olimpíadas, e dos patrocinadores Coca-Cola, Bradesco e Nissan, que arcam com todas as despesas do revezamento. Juntos, eles escolhem a rota da chama e os condutores, e contam com o apoio dos municípios para organizar o percurso em cada cidade, promover a segurança e realizar um evento. Fica a cargo das prefeituras escolher quais serão as apresentações, e, pensando na comunidade, Contagem optou por apostar em grupos locais. As melhores imagens do revezamento serão compactados em um vídeo, a ser distribuído para o mundo todo.

Alterações no trânsito

Por ser um evento de nível internacional e de grande visibilidade, o revezamento requer grande mobilização da comunidade e alterações no trânsito, assim como acontece em jogos de futebol, shows, entre outras atividades. A avenida João César de Oliveira ficará fechada no percurso da tocha, de meia-noite até 13h do dia 14/5, no sentido Sede/Eldorado. No sentido oposto, o trânsito está permitido, mas será proibido estacionar na avenida, também de meia-noite às 13h. Também será proibido estacionar em um raio de 50m da av. João César de Oliveira, nos dois sentidos da via, no período em que ela estiver fechada.

Os itinerários dos ônibus sofrerão alterações, de 1h até 13h, do dia 14/5. As linhas 002A, 002B, 101A, 003A, 101B, 170, 173, 174, 301A, 301C, 301E, 302A, 302C, 302D, 302E, 303, 305A, 305B, 305D, 306B, 307A, 307B, 370, 371, 401A, 401D, 402A, 403, 474, 570, 861 e 102, gerenciadas pela Transcon, passarão pela Via Expressa. Em todo o percurso de desvio há vários pontos de ônibus, e todas as linhas serão obrigadas a parar em todos eles se houver embarque ou desembarque de passageiros.

O cruzamentos da av. João César de Oliveira ficarão abertos até as 8h30. Para os motoristas que precisam transitar pelo local, a Transcon sugere como rota alternativa no sentido Eldorado para a Cidade Industrial/Praça da Cemig: avenida João César de Oliveira, rua Haeckel Bem-Hur Salvador, praça Cinco (Delp), ruas Rio Comprido e Rio São Francisco, avenidas Francisco Firmo de Mattos e General David Sarnoff, ruas Antônio Chagas Diniz e Ozório de Morais, avenida Babita Camargos

(Clique aqui e veja os desvios no mapa).

Clique aqui e confira dos desvios nos itinerários dos ônibus.

Serviço:

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Horário: a partir de 9h
Ponto de partida: av. João César de Oliveira, próximo ao número 4.300 - Novo Eldorado
Pausa: av. João César de Oliveira, 2.900 - Novo Eldorado (na praça do Iria Diniz)



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias