A capital mineira recebe a Tocha Olímpica neste sábado (14/5). Confira rotas e programação que inclui JotaQuest e Ludmila na Praça da Estação [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

A capital mineira recebe a Tocha Olímpica neste sábado (14/5). Confira rotas e programação que inclui JotaQuest e Ludmila na Praça da Estação Prefeitura BH/MG


Imagem demonstra algumas das cidades que receberam/receberão a Tocha. Contagem e BH recebem neste sábado.



Da Belotur/Prefeitura de Belo Horizonte:

A largada para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 na capital mineira terá como cenário o Conjunto Moderno da Pampulha, obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer. Os jardins de Burle Marx, em frente ao Museu de Arte da Pampulha, receberão a cerimônia de acendimento da Tocha no próximo sábado, 14/5, às 11 h, na presença do primeiro condutor e do prefeito Marcio Lacerda. O trajeto segue pela orla da lagoa e passa pela Igreja de São Francisco e Casa do Baile, que também compõem o Conjunto que é, na atualidade, o único candidato brasileiro ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 
Pelas mãos de 150 condutores, acompanhados por um comboio de 30 veículos, a Tocha irá percorrer mais de 40 km e passar pelos principais pontos turísticos
da cidade. Haverá oportunidades para fotos e atrações promovidas pelos patrocinadores do evento. Todo o trajeto percorrido pela Tocha Olímpica em Belo Horizonte pode ser visto no link:https://www.rio2016.com/condutores-da-tocha-calendario-belo-horizonte-mg-2016-05-14
 
 
CERIMÔNIA DE CELEBRAÇÃO TEM LUDMILLA E JOTA QUEST
 
O final do Revezamento da Tocha, previsto para 19h30, será comemorado na Praça da Estação com uma grande festa aberta ao público, promovida pela Coca-Cola, patrocinadora do evento, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. O palco de LED e toda a estrutura já estão quase prontos e os espetáculos começam às 17 horas, com a apresentação de músicos, MCs e bailarinas. As principais atrações são os shows de Ludmilla e Jota Quest. O evento também contará com a presença de condutores da Tocha em seu percurso pela capital, como o vocalista Rogério Flausino e o campeão Olímpico Nalbert, entre outros.

O que você precisa saber para participar da Cerimônia de Celebração
 
•    Para garantir a segurança no local do evento, o acesso é gratuito, porém limitado à capacidade de lotação da estrutura
•    Abertura dos portões: 16 horas
•    Entradas do público: Alameda central da Praça Rui Barbosa e Av. dos Andradas entre Rua dos Caetés e Rua dos Tupinambás
•    Transporte público: O metrô funcionará até as 00h e os ônibus metropolitanos até as 00h30
•    O túnel de acesso à Praça da Estação, com entrada localizada na Rua Sapucaí, ficará fechado no dia 13/05 a partir das 23h00
 
Para garantir a segurança de todos, são condições de acesso e permanência no local:
 
•    Consentir com a revista pessoal de prevenção e segurança
•    Não portar objetos, bebida ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência, por exemplo:objetos pontiagudos, armas de qualquer natureza, mastros de bandeiras, espetos, garrafas, guarda-chuvas, entre outros 
•    Não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais,bem como entoar cânticos com mensagens ofensivas ou discriminatórias
ou de caráter xenófobo;
•    Não arremessar objetos, de qualquer natureza, no interior do recinto esportivo;
•    Não portar ou utilizar fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos semelhantes;
•    Não comparecer ao evento utilizando camisas de times, torcidas organizadas e outras manifestações que possam suscitar rivalidades;
•    Não levar mochilas e capacete para o evento.

CONDUTORES INDICADOS PELA PBH REPRESENTAM OS SERVIDORES MUNICIPAIS E A POPULAÇÃO
 
Dentre os 150 condutores, 11 foram indicados pela Prefeitura de Belo Horizonte, escolhidos entre servidores municipais que atuam na linha de frente dos serviços prestados à população, e ainda, participantes de programas da PBH que são exemplos em suas áreas.
 
Lenisse Germania Mauricia Zico -Realiza, por meio do teatro, um trabalho voluntário de valorização dos idosos em escolas, faculdades, parques e asilos. Seu objetivo é melhorar a conscientização das pessoas sobre a terceira idade, para que elas possam colher os frutos em seu próprio futuro. Casada há 53 anos com Antônio Zico, mãe de dois filhos, oito netos e uma bisneta.
 
Janaina França Costa -Mestre em História, educadora, pesquisadora e servidora concursada como técnica de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Trabalha pela proteção do patrimônio cultural da cidade, desenvolvendo atividades relacionadas aos programas Adote um Bem Cultural e Declaração da Pampulha Patrimônio da Humanidade. Atualmente é chefe de divisão da Casa Kubitschek, a Casa Museu, um dos equipamentos do Conjunto Moderno da Pampulha.
 
Maria Cleide Altoé Falchetto -Formada em Biblioteconomia e voluntária em vários setores. Participante do Programa Caminhar da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Acredita no poder do voluntariado para transformar a cidade de Belo Horizonte e, através do esporte, inserir não só o jovem mas também o idoso na vida da capital mineira. Dedicou a vida no serviço público da cidade.
 
Caio Almada Amorim -Ex-aluno do Programa Superar, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Ganhou a medalha de ouro no tênis de mesa em equipe nos Jogos Pan-americanos de Jovens em Buenos Aires em 2013, representando a seleção brasileira de tênis de mesa. Antes, ganhou o ouro, por três vezes, no torneio individual do tênis de mesa nos Jogos Escolares de Minas Gerais e no campeonato nacional. Com 17 anos, hoje ele é beneficiado pela bolsa estadual e federal do esporte. Caio é estudioso, concentrado, quer fazer faculdade de Educação Física, e prosseguir no esporte como atleta de alto rendimento.

 
Manoel Messias Dias Ferreira -Maratonista,trabalha como gari da coleta domiciliar de Belo Horizonte desde 21 de fevereiro de 1991, trabalha na Gerência de Limpeza Urbana Centro Sul. Atualmente faz parte da equipe de coleta de resíduos de saúde. Pontual, perfeccionista e dedicado, Manoel ajuda a capital mineira a respirar melhor. É um exemplo de que através do trabalho e da dedicação cada individuo pode transformar a sua cidade.
 
Denise Tiago Santana -Admitida em 13 de junho de 2008 como Guarda Municipal, tem a missão de garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, usuários e serviços do município de Belo Horizonte, bem como à vida da população belorizontina. Com ações fundamentadas no respeito à dignidade humana, à cidadania, à justiça, à legalidade democrática e ao direitos humanos, está sempre ao lado dos cidadãos, exercendo o papel de polícia comunitária e amiga.
 
Maria de Lourdes Carmo Andrade -Servidora efetiva da PBH desde 1990 no cargo de bioquímica, na função de gerente do Laboratório Distrital Oeste/Barreiro desde 1995. Praticante de corridas de rua com participações em meias maratonas e maratona, acredita que o esporte pode transformar corpo e mente. Dedica a vida a melhorar a qualidade de vida do cidadão Belo Horizontino.
 
Gladston Suiquer Pereira -Funcionário concursado da BHtrans há 18 anos, casado, pai de uma filha de 15 anos, trabalhou na Copa das Confederações e na Copa do Mundo FIFA na escolta das delegações e de várias autoridades. Trabalhou no entorno do estádio MIneirão em todos os jogos realizados em BH, ajudando na orientação, mobilidade e segurança dos pedestres. Um Profissional dedicado à construção de uma cidade com mais mobilidade.
 

Agostinho Geraldo dos Santos -Pessoa com deficiência visual, servidor da Prefeitura de Belo Horizonte, praticante de atletismo. Entusiasta da vida, pessoa com alma leve e um apaixonado por Belo Horizonte e suas historias. Luta, apesar de todas as dificuldades, por uma cidade melhor e mais humana.
 
Ana Carolyne Souza Santos Rocha -Aluna com atuação brilhante nas atividades escolares, sua participação destaca-se em vários projetos internos e externos, demonstrando habilidades nas diversas oficinas da Escola Integrada- especialmente no Projeto Transforma. Representa o futuro da cidade de Belo Horizonte.
 
Marcilene Gomes Lebron -Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte desde 1994. Atualmente na coordenação do Programa Escola Integrada, onde está sendo desenvolvido o Projeto Transforma. Acredita na Educação e no esporte, através dos valores nele trabalhados, como as principais formas de construção de um mundo mais justo e mais fraterno.
 
COP-BH TERÁ POSTO DE COMANDO
 
O Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) vai funcionar no dia do Revezamento da Tocha como um Posto de Comando, composto por representantes da comissão especial responsável pela organização e planejamento das ações relacionadas ao evento. O Posto de Comando também contará com representantes de outras Instituições que, embora não façam parte da estrutura da PBH, têm responsabilidades na coordenação do das operações ou na manutenção da segurança e ordem pública.
 
A estrutura terá a missão de, em conjunto com a Sala de Controle Integrado (SCI) do COP-BH, com os agentes em campo e com as demais instituições envolvidas no apoio, acompanhar e monitorar as atividades programadas e, caso necessário, definir ações de mitigação de riscos à população ou ao patrimônio público.

O acompanhamento das atividades será feito de 9h às 22h, simultaneamente ao funcionamento usual do COP-BH, 24h por dia, 7 dias por semana.
 
BHTRANS INFORMA AS AÇÕES OPERACIONAIS DE TRÂNSITO
 
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BH Trans, informa as ações a serem realizadas durante o revezamento da Tocha Olímpica em Belo Horizonte, no sábado, dia 14/5. O evento será realizado ao longo de diversas vias da cidade, ora de forma compartilhada com o trânsito de veículos, com intervenções parciais, ora com a interdição total do tráfego.
 
ACOMPANHAMENTO EM COMBOIO
 
Serão implantadas três equipes distintas com Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS, Polícia Militar e Guarda Municipal) para acompanhamento do comboio da Tocha Olímpica, denominadas Varredura, Reguladora e Barramento, que se posicionarão à frente e após o comboio.
 
- Varredura: seguirá cerca de 500 metros à frente do comboio da tocha;
- Reguladora: será posicionada cerca de 200 m à frente do comboio da tocha; - Barramento: seguirá atrás do comboio principal.
 
Outros agentes estarão ao longo do percurso garantindo a mobilidade do
trânsito
 
PERCURSO REVEZAMENTO
 
Consulte as rotas no mapa  (GoogleMaps)
 

ROTA 01 - Rota 01 - MAP até Igrejinha (Previsão início 11h)
 
O início das atividades, previstas para 11h, será no Museu de Arte da Pampulha (MAP), seguindo pela Av. Otacílio Negrão de Lima até à Igreja São Francisco de Assis.
 
ROTA 02 - Igrejinha até Mineirão
 
Da Igreja São Francisco de Assis o corredor retorna pela Av. Otacílio Negrão de Lima, entra à direita Av. Cel. Oscar Paschoal, em direção ao Estádio Gov. Magalhães Pinto (Mineirão), entrada do Hall Principal.
 
ROTA 03 - Mineirão até Av. Antônio Carlos (Nissan) Apenas os veículos
 
O comboio irá seguir, operacionalmente, com todos os participantes do revezamento embarcados em veículos até a loja do patrocinador Nissan, na Av. Antônio Carlos nº 6.280. Nesse trecho não terá a presença do corredor com a tocha.
 
Itinerário: Av. Carlos Luz com todos participantes embarcados, Anel Rodoviário, Av. Antônio Carlos (sentido Centro/Bairro). Ao chegar na Av.
Antônio Carlos, o comboio será alinhado até o cruzamento com a Rua Viseu.
 
Evento Patrocinador Nissan
 
Para o evento será realizado o fechamento total da pista mista Av. Antônio Carlos, sentido (Centro/Bairro), entre os cruzamentos da Rua Estoril e a Rua Flôr de Fogo. As pistas do MOVE e a pista de trânsito, sentido Bairro/Centro, funcionarão normalmente.
 
Desvio:Av. Antônio Carlos, Rua Estoril, Rua Boaventura, Rua Judith Binatti, Rua Flor de Fogo e Av. Antônio Carlos.

ROTA 04 - TelhanorteatéIntervalo de Almoço - Apenas os veículos
 
O comboio irá seguir, operacionalmente, com todos os participantes do revezamento embarcados nos veículos até Churrascaria Farroupilha, para intervalo para almoço.
 
ROTA 05 - Almoço atéPMMG(Cavalaria) Apenas os veículos
 
Após o almoço, o comboio irá seguir, operacionalmente, com todos os participantes do revezamento embarcados nos veículos até o Batalhão da PM (Cavalaria), na Av. Carlos Luz.
 
ROTA 06 - Av. Carlos Luz até Av. Amazonas
 
Os participantes retomam a condução da Tocha Olímpica, seguindo pela Av. Carlos Luz, Av. Dom Pedro II, Elevado Helena Greco, Praça Raul Soares, Av. Amazonas.
 
ROTA 07 - Av. Amazonas até Praça da Savassi
 
Itinerário: Av. Amazonas, Praça Sete de Setembro, à direita Av. Afonso Pena, à direita Av. Álvares Cabral, à direita Av. Augusto de Lima, à direita Rua Espírito Santo, à direita Rua Goitacazes, à direita Rua Bahia e parada para
evento do Patrocinador Bradesco (Rua Bahia com Rua Goiás)
 
Evento Patrocinador Bradesco
 
 
Para o evento será realizado o fechamento total da Rua Bahia, entre os cruzamentos da Avenida Afonso Pena e Avenida Augusto de Lima.
 
Desvio:Av. Afonso Pena, Rua dos Guajajáras, Rua da Bahia.

Após o evento será dada continuidade no percurso: R. Bahia, à esquerda na Av. Augusto de Lima, à direita na Av. João Pinheiro, Praça da Liberdade, Av. Cristóvão Colombo, Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi).
 
ROTA 08 - Av. GetúlioVargasaté Av. Nossa Senhora do Carmo - Corredores
 
Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi), à esquerda Av. Getúlio Vargas, à direita Av. Afonso Pena, Praça da Bandeira, Av. Agulhas Negras, Praça Gov. Israel Pinheiro (Praça do Papa), retorno na Av. Agulhas Negras, Praça da Bandeira, à esquerda Av. Bandeirantes, à direita Av. Uruguai, à direita Av. Nossa Senhora do Carmo.
 
ROTA 09 - Av. Nossa Sra. do Carmo até Praça da Estação - Corredores
 
Av. Nossa Senhora do Carmo, à direita Av. Contorno, à esquerda Rua Prof. Moraes, à direita Av. Getúlio Vargas, à esquerda Av. Contorno até o evento do Patrocinador Coca-Cola (Supermercado EPA - Av. Contorno nº 4.255).
 
Evento Patrocinador Coca-Cola (Supermercado EPA)
 
Para o evento será realizado o fechamento total da Avenida do Contorno, sentido Savassi / Santa Efigênia, entre as ruas Pouso Alto e Rio Doce.
 
Desvio:O tráfego no sentido Savassi / Santa Efigênia será desviado para o outro sentido da Avenida do Contorno, em contrafluxo.
 
Após o evento será dada continuidade no percurso: Av. Contorno, à esquerda na Av. Francisco Sales, à esquerda na Av. Brasil, à direita Av. Afonso Pena, Praça Sete de Setembro, à direita na Av. Amazonas, Rua dos Caetés, e chegada à Praça da Estação.

Festa da Chegada da Tocha Olímpica - PRAÇA DA ESTAÇÃO
 
A Praça da Estação receberá, no sábado, dia 14/5, a festa de celebração da chegada da Tocha Olímpica. Para garantir a segurança e mobilidade da população que irá conferir o evento serão realizadas intervenções de trânsito a partir de sexta-feira, dia 13/5, veja a seguir:
 
 
A partir das 23h de sexta-feira, dia 13/5: Serão interditadas duas faixas da Avenida dos Andradas, entre as ruas dos Caetés e dos Guaicurus, em ambos os sentidos.
 
A partir das 12h de sábado, dia 14/5: Interdição total da Avenida dos Andradas, entre as ruas dos Caetés e dos Guaicurus, em ambos os sentidos. Previsão de liberação às 5h de domingo, 15/5.
 
Desvios:
 
Sentido Centro/Bairro:Avenida dos Andradas, Rua dos Carijós, Rua Espirito Santo, Avenida do Contorno.
Sentido Bairro/Centro:Avenida do Contorno, Rua São Paulo, Rua dos Caetés, Rua da Bahia, Rua dos Tupinambás, Avenida dos Andradas.
 
A partir das 16h de sábado, dia 14/5 - Interdição total da Avenida da Bahia, entre as ruas dos Guaicurus e dos Caetés, em ambos os sentidos. Previsão de liberação às 5h de domingo, 15/5.
 
Desvio:Avenida do Contorno, Rua São Paulo, Rua dos Caetés, Rua da Bahia.
 
Faixas de tecido serão afixadas nos entorno da Praça da Estação para orientar os condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS, Polícia Militar e Guarda Municipal) irão operar o trânsito no local. Para a segurança de todos, a BHTRANS orienta os motoristas a redobrar a atenção, e a respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito.

 
DADOS DA OPERAÇÃO
 
Participantes do Revezamento da Tocha:150 participantes
Percurso do revezamento:aproximadamente 30 km de revezamento e 14 km de trânsito operacional.
 
Agentes da Unidade Integrada de trânsito (Polícia Militar, Guarda Municipal e BHTRANS):219 agentes
Apoio Operacional dos veículos reboques
- 2 reboques leves;
- 1 reboque pesado;
- 1 reboque super pesado;
 
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Imprensa.tocha@rio2016.com
Sala de imprensa: imprensa.rio2016.com
 
Prefeitura de Belo Horizonte:
Raquel Bernardes - (31) 3246.0065 - (31) 99301.2033 - rbernardes@pbh.gov.br 



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias