Tocha Olímpica passou por Contagem e levou milhares de pessoas às ruas [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Tocha Olímpica passou por Contagem e levou milhares de pessoas às ruas Prefeitura Contagem/MG


Destaques na passagem da Tocha Olímpica por Contagem. Fotos: Prefeitura de Contagem/MG



Da Prefeitura de Contagem/MG:

Com muita alegria e emoção, os contagenses receberam na manhã desse sábado (14/5), o Revezamento da Tocha Olímpica, evento que atraiu cerca de 5 mil pessoas à avenida João César de Oliveira, no Eldorado. Condutores da cidade e outros mineiros exibiram a chama olímpica ao público, resgatando os valores dos jogos ao município. O evento é promovido pelo Comitê Rio 2016, patrocinado pela Coca-Cola, Bradesco e Nissan, e apoiado pela Prefeitura de Contagem.

A particularidade da data, histórica para a cidade, foi o principal atrativo para os presentes. Essa é a primeira vez na América do Sul que um país recebe os Jogos Olímpicos. No Brasil, pouco mais de 300 municípios foram escolhidos para sediar a passagem da tocha, sendo cerca de 30 em Minas Gerais.

No ponto de concentração, na praça Iria Diniz, os atletas da equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem se apresentaram, seguidos pelo grupo Filhos de Zambi, da Comunidade Quilombola dos Arturos, representando a 3ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo, realizada no mesmo local, após o revezamento. Na praça, o momento em que o senhor Antônio Maria da Silva, 80, da Comunidade dos Arturos, acendeu a chama da ginasta medalhista do Mundial da Dinamarca, Lorrane Sampaio, 15, foi de grande comoção, representando o encontro entre a memória e o futuro da cidade.

Para o prefeito Carlin Moura, o mais importante é o legado que a ação vai deixar. "Nesse dia, que o fogo olímpico nos traga a mensagem do esporte sem racismo. Que ele traga o recado da paz e o espírito olímpico a todos".

Sentimento que também foi reforçado pela modelo Paola Antonini, primeira condutora da tocha no município, que usa uma prótese devido a um acidente sofrido em 2014. "É uma emoção muito grande, difícil segurar as lágrimas. Eu desejo que a passagem da tocha e os Jogos Olímpicos tragam essa sensação de paz e harmonia entre os povos para nosso país".

Ao todo, 17 condutores participaram do percurso, que começou próximo ao 2º Batalhão de Bombeiros e terminou próximo à Trincheira do Itaú, totalizando cerca de 3,7 km. Três alunos de escolas na cidade, dois da Escola Estadual Helena Guerra e um da Funec Centec, deram início ao evento, acendendo o fogo na primeira tocha.

O secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, destacou a presença do público no evento. "É uma alegria grande para Contagem receber a chama olímpica. Hoje nós levamos força para que os nossos atletas brasileiros conquistem muitas medalhas na Olimpíada".

Contagem participa ativamente da passagem da tocha.

Alan Isaac Flor, da Associação Atlética De Contagem AAC -MG já estava presente quando a tocha passou em Ouro Preto/MG.

Um dos condutores da tocha, Fábio Muniz Souza, não escondeu a alegria em ser parte dos Jogos do Rio 2016, em uma chance singular. "É uma experiência diferente de tudo que já vivi na vida. É uma oportunidade única, vai demorar muito tempo para outros brasileiros terem essa chance de levar a tocha".

Os moradores também prestigiaram a realização do evento internacional na cidade. Diversas famílias estavam nas ruas para ver a tocha olímpica. "Moro aqui no bairro JK. Eu e meus filhos acordamos mais cedo nesse sábado para ver um pouquinho das Olimpíadas acontecerem ao lado de nossa casa. Foi emocionante quando vi a menina descendo a avenida Castelo Branco correndo e passando a tocha para a última condutora", disse Francisco Martins.

Vizinha da praça Iria Diniz, Eliane Pereira foi ao evento para que o neto, o pequeno Samuel Henrique, de 7 anos, pudesse estar presente na data história para Contagem. "É um momento único, que eu não vou ver de novo, e o Samuel talvez não também. Ele ficou muito empolgado, especialmente, com os atletas da ginástica de trampolim", afirmou.

Veja a lista de condutores:

Paola Costa
Marcos Marcelinho
Fábio Souza
Marca Séllos
Júlio Barbosa
Ubiraci Couto
Lorrane Sampaio
Antônio da Silva
Moisés Faria
Vander Silva
Liana Barcelos
Edson Pereira
Letícia Silva
Alice Silva
Martinho Francisco de Alvarenga
Jordejaro Gonçalves
Luana Bustamante



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias