Por que o Facebook está alertando que usuários podem perder suas fotos no celular [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Por que o Facebook está alertando que usuários podem perder suas fotos no celular BBC Brasil





Apesar do tom urgente, esta afirmação não é totalmente exata.

O fato é que essa mensagem levou muitos blogueiros e especialistas em tecnologia a qualificar esta iniciativa do Facebook como mais uma tentativa de impor na marra um novo aplicativo aos usuários.

Para os que estão pensando em ceder à tentação (ou pressão) do Facebook, eis alguns fatos.

A questão afeta apenas os usuários que, em algum momento, escolheram sincronizar as próprias fotos automaticamente com o Facebook.

Em 2012, o Facebook ofereceu primeiramente a todos os que tinham telefones com o sistema iOS - e depois para os outros sistemas - a possibilidade de terem suas imagens copiadas para um álbum privado, chamado "Synced album", ou álbum sincronizado.

A ideia era permitir que o usuário pudesse compartilhar as fotos mais facilmente e também economizar espaço na memória do telefone, já que as fotos sincronizadas ficam armazenadas na nuvem, de forma gratuita. E isto abre a possibilidade de apagar as fotos do telefone sem perdê-las.

E são as fotos guardadas no "Synced album" que o Facebook vai apagar a partir do dia 7 de julho a não ser que o usuário tenha baixado o novo aplicativo, o Moments, ou faça a recuperação manual.

Salvação

PA

As instruções para salvar suas fotos estão na própria página do Facebook e são cinco passos.

1. Acesse seu perfil no Facebook

2. Clique em "fotos"

3. Clique em "sincronizado do celular" ("Synced from Phone")

4. Escolha a foto que quer salvar

5. Clique em "opções" debaixo da foto e escolha "baixar" ("download")

Para resgatar todas as fotos sincronizadas de uma vez, a instrução é para o usuário ir para a seção das "sincronizado do celular" na parte "suas fotos" e clique no link para baixar todas as fotos sincronizadas.

Mas, novamente, a outra opção a todo este procedimento para os que querem manter os álbuns sincronizados é baixar o Facebook Moments.

O Facebook Moments é um aplicativo que permite "organizar e compartilhar fotos a partir do seu telefone e baixar ou apagar fotos que tenha sincronizado com o Facebook", informou a companhia.

O app vai pedir sua permissão para ter acesso às fotos que estão em seu telefone. Uma vez que tenha o acesso, ele vai agrupar as fotos de acordo com o momento em que foram feitas e as pessoas que aparecem nelas.

E isto ajuda o usuário a criar álbuns de fotos com títulos específicos.

Entre outras funções, o aplicativo dará sugestões como com quem você pode compartilhar estas fotos e também a opção de usar um chat integrado para pedir aos amigos que compartilhem suas fotos também.

Além disso também permitirá a criação de "apresentações".

Qual é o problema?

EPA

Alguns sites especializados criticaram o Facebook afirmando que esta é uma tentativa de "empurrar" o aplicativo para os usuários.

Na semana passada o TechCrunch afirmou que o app estava no primeiro lugar das lojas de aplicativos da Apple e no Google Play graças ao alerta de que, se não fosse instalado, o usuário perderia as fotos.

"É possível que alguns usuários não entendam (que o Facebook não vai apagar todas as fotos), tendo esquecido a opção de sincronização. É possível que uma parte pense que o Facebook está, de fato, ameaçando apagar seus arquivos de fotos se o Moments não for instalado."

"Isto não deveria surpreender", disse o jornal britânico The Guardian. "O Facebook já fez algo parecido recentemente com seu app Messenger. Ao eliminar o chat do app principal e obrigar seus usuários a instalar o Messenger, impulsionou o aplicativo até ele chegar a mais de 900 milhões de usuários."

"O Facebook não está ameaçando eliminar todo o seu arquivo fotógrafico se você não instalar o Moments. O que está fazendo é obrigar você a instalar outro app, como pressionou com o Messenger", escreveu outro site especializado, o CheatSheet.

Até o momento, o Facebook ainda não respondeu ao pedido da BBC Mundo para um comentário a respeito do novo aplicativo.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias