Contenção de encostas no Bandeirantes [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Contenção de encostas no Bandeirantes Otempo





A Prefeitura de Contagem está construindo obras de contenção de encostas nas Vilas Bandeirantes I e II. A proposta é diminuir as consequências das chuvas na região, que é considerada uma área de risco geológico monitorada pela Defesa Civil. Com investimentos na ordem de mais de R$ 5 milhões, em parceria com o governo federal, as intervenções também envolvem drenagem pluvial e ligações domiciliares de esgoto, promovendo moradia digna e segura para as comunidades.

Mais de 550 famílias serão beneficiadas com a obra, eleita como prioridade no Planejamento Participativo. O local já sofreu com deslizamentos de terra, que destruíram residências e colocaram a vida das pessoas em risco durante o período chuvoso.

A escolha dos locais para receber a intervenção foi pensada dentro do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), conforme explica a secretária-adjunta de Habitação, Gláucia Helena. "Fizemos esse planejamento para atender as regiões que, de fato, têm mais urgência em receberem essas melhorias. A nossa gestão se propôs a trabalhar com essas políticas habitacionais, a fim de garantir dignidade às pessoas. Dentro desse contexto, mais de 3.700 moradias serão construídas", 

Para o administrador da Regional Industrial, Emanuel Braga (Maneco), as obras de contenção de encostas na região reforçam o comprometimento da gestão com a comunidade. "A construção desses muros é uma vitória esperada há anos pelos moradores das vilas. Muitos nem acreditavam que ela sairia, mas as obras estão em ritmo intenso, especialmente a da Bandeirantes II, que já tem mais de 60% de conclusão".

Além das intervenções em si, a Secretaria Adjunta de Habitação também desenvolve ações educativas, em conformidade com os requisitos do Ministério das Cidades. Foram definidos três eixos: mobilização e organização comunitária; educação ambiental; e geração de trabalho e renda.

Morador do bairro Bandeirantes há mais de 50 anos e delegado do Planejamento Participativo (PP), Jorge Pereira explica que as obras vêm para assegurar que as famílias das vilas não sejam vítimas de acidentes causados pela chuva, que trazem danos imensos. "O local tinha o risco de uma pedra arrolar e colocar em risco a vida de muita gente, fora os deslizamentos que ocorreram. Eu mesmo já ajudei a socorrer famílias. Com a obra, todos são beneficiados, porque mesmo não vivendo lá, tenho muitos amigos no bairro e queremos o bem de todos".

Outro que vive na região, há cerca de 40 anos, é Mário Gomes, que mora na divisa do bairro com as vilas. Para ele, quando as obras estiverem concluídas, será um ganho imenso para a comunidade. "A contenção de encostas é uma demanda antiga. A área foi tratada como prioridade, e o Bandeirantes II, que está quase pronto, ficou muito bom. Eu caminhei por toda a extensão dos muros e pude verificar".



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias