Militares brasileiros ajudaram haitianos durante furacão Matthew [Portal VozdoCLIENTE]

Militares brasileiros ajudaram haitianos durante furacão Matthew Portal Brasil


Desde o dia 28 de setembro, uma série de ações de caráter preventivo e operativo foram implementadas



Nesta semana, a passagem do furacão Matthew pela costa haitiana provocou danos à infraestrutura e à população do país. Na região sul, ventos de mais de 220 Km/h e ondas de até 3 metros atingiram algumas cidades.

Antecedendo à chegada do furacão, desde o dia 28 de setembro, uma série de ações de caráter preventivo e operativo foram implementadas por parte do Contingente Brasileiro (Contbras). As estratégias foram fruto de um criterioso planejamento, tanto no que diz respeito à segurança das Bases quanto no desdobramento e emprego das tropas em apoio à assistência humanitária de resposta à catástrofe.

No domingo (2), o efetivo de 78 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, tropa integrante do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (Brabat), apoiado por 22 militares da Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (Braengcoy), deslocou-se de forma preventiva para a localidade de Miragoâne, na região sudoeste do Haiti, com a finalidade de realizar ações em apoio à população local.

Durante a passagem da tempestade tropical, que atingiu Porto Príncipe na manhã da terça-feira (4), os militares do contingente ocuparam contêineres alojamentos, permanecendo em total segurança, com suprimentos e água suficientes para quatro dias.

A tropa recebeu orientações necessárias quanto aos procedimentos a serem adotados nos momentos críticos, além de ter sido emitido um comunicado aos familiares dos militares brasileiros, com a finalidade de esclarecer acerca da situação.

As operações de segurança na área de responsabilidade do BRABAT foram retomadas na manhã da quarta-feira (5). Nesse sentido, além das tropas já empregadas no Departamento Oeste e em Miragoâne, o Contbras desdobrará militares nas cidades de Les Cayes, Petit Goave, Jacmel, Marigot, Belle-Anse, Anse-à-Pitres, Bainet, Côtes-de-Fer e Aquinno sul do país.

O objetivo é realizar reconhecimentos e prestar apoio à população na região mais afetada pelo furacão. Militares especializados também estão realizando reconhecimentos aéreos com helicópteros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a fim de avaliar os danos causados, permitindo uma melhor consciência situacional ao comando do contingente.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2292 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções