Brasil é país com maior avanço nas pesquisas sobre zika vírus, afirma ministro [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Brasil é país com maior avanço nas pesquisas sobre zika vírus, afirma ministro Portal Brasil


Na sexta, a pasta apresenta balanço de um ano da declaração de situação de emergência por causa da microcefalia



O Brasil é o país que mais acumula conhecimento sobre o zika vírus, com maior avanço nas pesquisas, garante o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Já temos duas vacinas em testes clínicos e queremos continuar nessa vanguarda”, disse, após participar de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.

Barros lembrou que, nesta sexta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) se reunirá para tratar do aumento de casos de microcefalia e outras desordens neurológicas associados à epidemia de zika.

“A OMS vai fazer uma revisão sobre todo esse conhecimento e vai nos estabelecer novas diretrizes. Mas o Brasil é vanguarda”, reforçou, ao citar a pesquisa com a bactéria Wolbachia, entre outras ações em desenvolvimento no País.

“O importante agora, para nós, é combater o mosquito. É isso que podemos fazer e a sociedade toda está convocada para essa tarefa. O desenvolvimento das pesquisas leva tempo. Espero que, talvez no próximo verão, já tenhamos solução científica para proteger as pessoas do vírus, especialmente do zika, que causa microcefalia e tem um impacto de longo prazo na vida das pessoas”, concluiu.

Reunião

O comitê de emergência da OMS se reúne nesta sexta-feira (18), pela quinta vez, para tratar da epidemia de zika e do aumento de casos de microcefalia e outras desordens neurológicas associados à infecção. A reunião ocorre de três em três meses.

Os especialistas devem definir se o quadro atual ainda constitui emergência em saúde pública de ordem internacional e revisar a implementação e os impactos de recomendações definidas em reuniões anteriores, além de determinar a necessidade de novas recomendações.

O Ministério da Saúde anuncia, na sexta (18), ações de cuidado das famílias, gestantes e bebês afetados pelo vírus zika, e apresenta balanço de um ano da declaração de situação de emergência nacional por causa da microcefalia.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias