WhatsAPP falso foi instalado por um milhão de pessoas. Saiba se você foi vítima! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

WhatsAPP falso foi instalado por um milhão de pessoas. Saiba se você foi vítima! Geral (Fonte indicada)





Do site The Hacker News

Um dos grandes problemas da Google Play é que ela tem se tornada um terreno fértil para hackers e cibercriminosos realizarem ataques através de aplicativos falsos. Apesar dos incansáveis esforços da Google, esses apps ainda aparecem e com muito mais força do que deveriam. É o caso do falso aplicativo do WhatsApp lançado recentemente na loja virtual e que já conta com mais de um milhão de downloads.

O aplicativo falso veio de um desenvolvedor que fingiu ser o desenvolvedor oficial do WhatsApp com o título "WhatsApp Inc". Os cibercriminosos usaram truques no Unicode para inserir caracteres invisíveis no nome e conseguir burlar a segurança da Google Play. Desse modo, embora os títulos cadastrados no sistema fossem diferentes, eles apareciam iguais para as vítimas.

De acordo com os usuários que baixaram o serviço, o aplicativo falso não se tratava de um app de mensagens. Ao invés disso, ele servia para exibir anúncios para incentivar os usuários a baixarem outros apps Android. Um dos incautos afirmou que o app "em si tem permissões mínimas (acesso à internet), mas é basicamente um wrapper carregado por anúncios que possui algum código para baixar um segundo app, também chamado de 'whatsapp.apk'".

A Google tratou de remover o aplicativo da sua loja assim que confirmou a falsidade do serviço. No entanto, o caso é mais um exemplo dos problemas relacionados a autenticidade dos aplicativos que a loja do Android tem enfrentado ao longo dos anos. Soluções mal-intencionadas ainda conseguem prosperar e burlar a segurança das proteções desenvolvidas pela Google e infectam milhões de usuários.

A Google Play ainda conta com centenas de outros aplicativos falsos e maliciosos, que apesar de não contarem com milhões de downloads, ainda conseguem infectar uma pequena parcela de usuários. Esses apps realizam tarefas maliciosas sem o conhecimento dos usuários, além de oferecerem acesso a informações confidenciais e pessoais.

VozdoCLIENTE

Como saber? Bem... a priori se você baixou o aplicativo recentemente e ele não funcionou direito e você "teve que baixar de novo", por exemplo, com toda certeza você é uma das vítimas.

Outro coisa é se, ao abrir o aplicativo ele fica sempre abrindo anúncios.

De acordo com vários usuários da plataforma Reddit, que levaram o caso a público, essa versão é o que se conhece como um "ad-loaded wrapper" (um facilitador de anúncios), o que a versão verdadeira do WhatsApp não faz.

Nesse caso o mais seguro e desinstalar todos aplicativos WhatsAPP que você tiver no aparelho e então ir na Google Play e instalar de novo (o falso já foi removido da plataforma e você não corre o risco de instalar ele novamente)


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias