Shopping tenta reviver PLAYCENTER: Um miniplaycenter foi montado em mais um atrativo recreativo na cidade. E antigo? Reabrirá? [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Shopping tenta reviver PLAYCENTER: Um miniplaycenter foi montado em mais um atrativo recreativo na cidade. E antigo? Reabrirá? Geral (Fonte indicada)




Do: Jornal da Gazeta

Foi inaugurada hoje aqui em São Paulo o Playcenter Family, uma nova versão do parque que funcionou 39 anos na marginal Tietê e marcou gerações até fechar em 2012.

A unidade, bem menor que a anterior, resgatou algumas das antigas atrações e fica dentro de um shopping, na zona leste de São Paulo.

A história do antigo PlayCenter (fonte: Site PlayCenter e Wikipedia)

Foi num terreno de 85 mil metros quadrados na Marginal Tietê, próximo à ponte do Limão na Barra Funda que o Playcenter foi inaugurado em 27 de julho de 1973.

Logo o parque consolidou-se como uma opção de diversão, se transformando num Cartão Postal da cidade e que ao longo de seus 39 anos de atividades recebeu mais de 60 milhões de visitantes vindos de todo o Brasil e até de países vizinhos e que de alguma forma guardam uma lembrança especial, seja dos momentos vividos no parque, ou em suas atrações que por lá estiveram, ou até mesmo dos eventos que por lá aconteceram nessas quase quatro décadas.

O parque de 50 mil m² de área tinha 20 atrações, entre brinquedos giratórios, teleférico, splash e a Super Jet, a primeira montanha-russa de aço do país.O empreendimento pioneiro logo se tornou cartão postal da cidade. Além dos brinquedos, fizeram sucesso também apresentações como o Orca Show, uma de acrobacias de golfinhos e baleias em um tanque (1985 a 1986). As baleias Nandu (orca) (macho) e Samoa (orca) (fêmea) ficaram conhecidas por serem as primeiras baleias orcas utilizadas em shows no Brasil. Elas foram capturadas na Islandia e possivelmente eram irmãs. No parque também havia o Show dos Ursos, em que "ursos" animatrônicos cantavam e dançavam.

Em 1988, foi realizada a primeira edição das Noites do Terror, que se transformaria no evento mais rentável do parque a partir da década de 1990.

O parque foi criado pelo empresário boliviano Marcelo Gutglas, inspirado nos grandes parques de diversões da Europa e dos Estados Unidos da década de 70. Com o passar dos anos, foram incorporadas à lista de atrações montanhas russas mais modernas.

Em 1997, a GP Participações, que detinha 50% das ações do empreendimento, assumiu o controle da empresa. Apesar da aposta, o setor de parques de diversões como um todo decepcionou investidores nos anos seguintes, principalmente por conta da forte desvalorização do Real em 1999. E o Playcenter estava no meio da crise. Em dezembro de 2001, o parque tinha uma dívida de 145,3 milhões de reais.

A controladora decidiu, em 2002, vender o empreendimento, e Gutglas, que estava afastado desde 1997, retomou a direção com o objetivo de revitalizar o parque, que não recebia investimentos desde 1998. Sua estratégia envolveu corte de custos, ampliação de eventos e mudança de foco do público dos adolescentes para a família, além da compra de novos brinquedos.

Em 19 de março de 2012 foi noticiado que o parque teria suas atividades encerradas a partir do dia 29 de julho do mesmo ano. Em julho de 2013, após uma reforma e adoção de modelo inédito no Brasil, baseado em parques como a Legolândia, o Grupo Playcenter inauguraria um novo empreendimento, afirmando que o novo parque seria voltado ao público infantil, com atrações temáticas, educacionais e interatividade. A quantidade de pessoas por dia será limitada de 12 para 4,5 mil pessoas por dia. Segundo o grupo, uma pesquisa feita em São Paulo apontou uma carência de espaços onde os pais possam brincar com seus filhos, que originou o novo conceito para o parque.

Mas, contrariando as expectativas, o parque não reabriu em Julho de 2013 e ainda no ano de 2014 podia se notar que o terreno estava cada vez mais abandonado e não havia sinal nenhum de obras no local. Não há sinais de que o parque antigo reabrirá. Há rumores de que outro empreendimento estaria sendo feito em Olímpia/SP.



Playcenter marcou gerações por décadas e foi símbolo de São Paulo



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias