Saiba como tirar a Carteira de Trabalho! O país emitiu mais de 4,8 milhões de CTPS em 2017 [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Saiba como tirar a Carteira de Trabalho! O país emitiu mais de 4,8 milhões de CTPS em 2017 Portal Brasil


Imagem: brasil.gov.br, Common Creative



Mais de 4,8 milhões de brasileiros tiraram carteira de trabalho (CTPS) no ano passado, um crescimento de cerca de 400 mil emissões, se comparado ao ano anterior. Esse aumento é compreensível: sem carteira de trabalho, você não pode entrar no mercado formal.

Como faço para emitir minha carteira?

Para retirar a carteira de trabalho, basta agendar um horário no sistema de atendimento do Ministério do Trabalho e escolher o posto de atendimento mais próximo. Muitas regiões possuem agências conveniadas próprias, onde a carteira também pode ser emitida.

O cidadão pode procurar uma Superintendência Regional do Trabalho em sua região, caso queira fazer o agendamento pessoalmente.

Quais documentos devo levar?

Para retirar a primeira via é necessário apresentar documento de identificação oficial, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência e comprovação do estado civil.

E a segunda via?

Para retirar a segunda via da carteira de trabalho, é necessário fazer agendamento novamente e levar os mesmos documentos. No entanto, em casos de perda, furto, roubo ou extravio, será necessário levar um boletim de ocorrência. Em caso de inutilização por mau uso, será necessário levar a CTPS antiga.

Mundo Digital

Uma outra forma de solicitar o documento é por meio da Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo lançado pelo Governo do Brasil e que está disponível para download em todos os smartphones. A ferramenta também permite obter todos os dados da sua carteira de trabalho e tem mesma validade legal do documento impresso. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Trabalho



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias