Você sabe como escolher AZEITE? Empresa em São Paulo foi condenada por vender mais ÓLEO que azeite! [Portal VozdoCLIENTE]

Você sabe como escolher AZEITE? Empresa em São Paulo foi condenada por vender mais ÓLEO que azeite! Portal TV VozdoCLIENTE




Um pouco da história

O uso do azeite é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem.

Ao lado da Videira, a Oliveira foi uma das primeiras árvores cultivadas há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. A palavra “azeite” provém do vocábulo árabe “Az-zait”, que significa sumo de azeitona.

Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumí-lo, cabendo aos gregos e romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente, permanecendo por séculos restrito aos povos do mediterrâneo. No século XVI, os espanhóis introduziram o azeite no Peru, Chile e México e, no século XVIII, nos EUA.

Existem cerca de 270 tipos de azeitonas e somente 24 são regularmente utilizadas na produção de azeites. Cada país tem seu tipo característico: Espanha (Picual), Portugal (Galega), Argentina (Arauco)

Misturando óleo

Em São Paulo, uma empresa que vendia duas marcas famosas de azeite foi autuada e teve seus produtos retirados do mercado, depois de uma decisão da Justiça Federal.

Uma fiscalização do Ministério da Agricultura descobriu que o produto comercializado não era puro.

A reportagem anexa é uma retrospectiva e serve como orientação sobre o consumo do produto, já que o Brasil é o 3o maior consumidor do mundo.

Fonte: Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira - OLIVA, Programa Via Legal



Existem diversas marcas no mercado. Consumidor precisa aprender um pouco a observar. Foto: Youtube



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [5055 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções