Uma biblioteca sem livros? Universidade lista 170 mil volumes que quer EXPURGAR do acervo. Consórcio quer manter livros impressos, mas há controvérsias! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Uma biblioteca sem livros? Universidade lista 170 mil volumes que quer EXPURGAR do acervo. Consórcio quer manter livros impressos, mas há controvérsias! Portal TV VozdoCLIENTE


Vídeo institucional mostra a Herman Library em Indiana (áudio em Inglês)



Do Seatle Times:

Uma biblioteca sem livros? A medida que os alunos abandonam as prateleiras em favor do material on-line, as bibliotecas universitárias estão descarregando milhões de volumes não lidos em uma purgação a nível nacional nos Estados Unidos.

As bibliotecas estão colocando livros em armazenamento - que no Brasil o termo técnico consiste em DESBASTE, comumente uma sala ou local até fora das dependências da Biblioteca real - ou contratando revendedores ou simplesmente reciclando-os. Existe uma quantidade crescente de livros na nuvem, e as bibliotecas estão se unindo para assegurar que cópias impressas sejam mantidas por alguém, em algum lugar. Ainda assim, isso nem sempre está bem com os acadêmicos que praticamente vivem na biblioteca e argumentam que as coleções de impressão grandes e prontamente disponíveis são vitais para a pesquisa.


"Não é inteiramente confortável para qualquer um", disse Rick Lugg, diretor executivo da OCLC Sustainable Collection Services, que ajuda as bibliotecas a analisar suas coleções. "Mas falta de recursos infinitos para lidar com isso, é uma situação que deve ser enfrentada".

Detectando livros com pouca atenção

Na Universidade Indiana da Pensilvânia, as prateleiras da biblioteca transbordam com livros que recebem pouca atenção. Uma monografia empoeirada sobre "Desenvolvimento econômico na Escócia vitoriana". Almanaques de televisão internacionais de 1978, 1985 e 1986. Um livro cujo título "Finanças pessoais" soa relevante até você ver a data de publicação: 1961.

Com quase metade da coleção da IUP (sigla da Universidade), com livros de  20 anos ou mais, os administradores da universidade decidiram que uma grande limpeza de casa seria necessário. Usando um software do grupo de Lugg, eles apresentaram uma lista inicial de 170.000 livros para serem considerados para remoção.


Vários professores que se dedicam a vida acadêmica e veem os materiais com outro olhar menos tecnológico  expressaram indignação. "Incrívelmente errado" e uma "faca através do coração", escreveu Charles Cashdollar, um professor de história emérito, ao presidente e ao prefeito. "Para os humanistas, jogar esses livros é tão devastador quanto o bloqueio do laboratório ou o estúdio ou as portas da clínica seriam para os outros".

Custo de manter um livro na estante

Embora a "remoção de não utilizados" tenha sempre ocorrido nas bibliotecas, os especialistas dizem que o ritmo está sendo acelerado. As finanças são um dos fatores. Entre o pessoal, os custos de utilidade e outras despesas, custa cerca de US $ 4 para manter um livro na prateleira por um ano, de acordo com um estudo de 2009. O espaço é outro: As bibliotecas simplesmente estão ficando sem espaço.

E, claro, a digitalização de livros e outros materiais impressos afetou dramaticamente a forma como os alunos pesquisam. A circulação vem diminuindo há anos.

As bibliotecas dizem que precisavam evoluir e fazer melhor uso de imóveis preciosos no campus. Estudantes ainda se reúnem para a biblioteca; Eles estão apenas usando isso de maneiras diferentes. Bookshelves estão dando lugar a salas de estudo em grupo e centros de tutoria, "coffee-shops" e lojas de café, à medida que as bibliotecas procuram se reinventar para a era digital.

"Somos como a sala de estar do campus", disse a bibliotecária da Universidade Estadual de Oregon, Cheryl Middleton, presidente da Associação de Bibliotecas Universitárias e de Pesquisa. "Nós não somos apenas um armazém".

É uma mudança radical. Até recentemente, o valor de uma biblioteca foi medido pelo tamanho e alcance de suas participações. Alguns acadêmicos ainda vêem isso dessa maneira.

Syracusa, Nova York

Na Universidade de Syracuse, em Nova York, centenas de professores e estudantes se opuseram a um plano para enviar livros para um armazém a quatro horas de distância. A escola terminou construindo sua própria instalação de armazenamento para 1,2 milhões de livros perto do campus.

Na IUP, uma universidade estadual a 60 milhas de Pittsburgh, a faculdade reagiu depois que as autoridades da escola anunciaram um plano para descartar até um terço dos livros.

Nível de circulação não é um indicador adequado

Cashdollar argumentou que a circulação é um indicador pobre do valor de um livro uma vez que os livros são freqüentemente consultados, mas não foram verificados. Substancialmente diluindo a coleção de impressões de uma biblioteca também ignora o papel de "serendipity" na pesquisa - fato de que, quando se está procurando um livro nas prateleiras e ir "tropeçando" sobre outros, leva-se a uma nova visão ou abordagem, reafirma Cashdollar e outros críticos.

"Nós vamos jogar fora a maioria por indicativos internos da biblioteca, o que não é uma boa estratégia", disse Alan Baumler, professor de história da IUP.

"Eles dizem que querem mais áreas de estudo para estudantes, mas acho difícil acreditar que não há outro lugar para os alunos estudarem".

O projeto da biblioteca é mais sobre a administração responsável dos recursos do estado do que um esforço para liberar espaço, disse o gestor Timothy Moerland. Mas ele entende a paixão de seus colegas.

"Há alguns que nunca estarão confortáveis ??com a idéia de qualquer livro deva ser descartado", disse ele.

Relevância e preservação

As bibliotecas dizem que o objetivo é tornar as suas coleções mais relevantes para os estudantes, ao mesmo tempo em que certifica que os materiais não estão perdidos no histórico. Um grande repositório digital chamado HathiTrust tem compromissos de 50 bibliotecas membros para reter mais de 16 milhões de volumes impressos. Mais 6 milhões foram preservados pelo Eastern Academic Scholars 'Trust, um consórcio de 60 bibliotecas do Maine para a Flórida.

Um comitê de faculdade da IUP está revisando o que Moerland chamou a "lista de sucesso" para garantir que obras importantes permaneçam nas prateleiras.

O número final de livros a serem removidos ainda não foi determinado, mas o volume altíssimo é aparente. Os bibliotecários afixaram grandes adesivos vermelhos no dorso dos volumes listados.

Alguns estudantes dizem que se preocupam o extenso prazo (no caso de remoção dos livros para outros pontos ou um "armazém") se tiverem que aguardar um livro que a biblioteca já não tem. Outros, como a novata Dierra Rowland, 19, dizem que estão de acordo.

"Se ninguém está lendo eles, qual é o objetivo de tê-los?", disse ela.



Lviros marcados com "bolinhas vermelhas" serão removidos na Universidade de Indiana, Pennsylvania. (Michael Rubinkam/AP)



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias