SEM CONTROLE e pode atingir o Brasil: Estação espacial chinesa Tiangong-1 vai cair na Terra nas próximas semanas. Ela pesava inicialmente 8,5 toneladas! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

SEM CONTROLE e pode atingir o Brasil: Estação espacial chinesa Tiangong-1 vai cair na Terra nas próximas semanas. Ela pesava inicialmente 8,5 toneladas! Portal TV VozdoCLIENTE




Agora não é falso

Face as constantes falsas notícias de satélites, meteoros e outros corpos celestes vagando pelo espaço, por esta muita gente não esperava e é verdade. Uma gigante estação espacial chinesa que está sem controle no espaço está para penetrar e cair na Terra a qualquer momento.

Tiangong 1

O nome significa "Palácio celeste 1" e é uma estação espacial desenvolvida pela agência espacial chinesa CNSA que foi lançada para o espaço para ser colocada em órbita em 29 de setembro de 2011. Faz parte do Projeto 921-2, cujo objetivo é a construção de uma estação espacial com vários módulos.

Seu design claramente lembra módulos espaciais russos.

Segundo o Wikpédia, três missões visitaram a estação Tiangong 1:

  •  Shenzhou 8, em novembro de 2011. A nave não tripulada teve a missão de testar seu encaixe com a estação;
  • Shenzhou 9, em junho de 2012, que levou três taikonautas à estação, entre eles Liu Yang, primeira chinesa no espaço;
  • Shenzhou 10, em junho de 2013, cuja tripulação, também de três taikonautas, permaneceu no espaço por 15 dias realizando experimentos diversos

Treze agências espaciais – incluindo a ESA, a NASA e a CNSA, da China – estão monitorando a queda de órbita da Tiangong-1 e publicando informações mas ninguém sabe exatamente ONDE e QUANDO ela cairá.

Agências já tinha arriscado a entrada dela para 4 de Abril, mas "com margem de erro de duas semanas".

A nave orbita a Terra em uma faixa que oscila entre 42,8 graus norte e 42,8 graus de latitude sul, e tem maior possibilidade de penetrar na atmosfera nas extremidades dessa faixa. Isso significa que é mais provável que caia no norte da Espanha, no centro da Itália, no norte da China, no Oriente Médio, nos estados do norte dos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Tasmânia ou em partes da Argentina e do Chile.

As agências dizem que é impossível ajustar a previsão até poucas horas antes da reentrada.

Aos pedaços

Embora a nave pesasse 8,5 toneladas no momento de lançamento, essa cifra inclui o combustível, por isso é provável que a massa atual seja muito menor.  Cientistas arriscam dizer que ela pode se desintegrar na reentrada - ela perde vários metros de altitude dia após dia - mas que alguns pedaços podem sim, ser espalhados pelo globo.

Brasil na rota da queda ?

Embora a maioria das agências coloque o Brasil fora da rota de queda total da estação as incertezas quanto suas informações também tornam difícil crer na impossibilidade. O mapa a seguir da agência The Aerospace Corporation inclusive coloca parte do norte do Brasil como centro da rota e, toda a área verde do globo como também possibilidade dos destroços, ou seja, total Brasil incluso.

Rota da Tiangong 1 na queda

Possíveis órbitas da Tiangong-1. Em azul, a área com risco zero de queda.

A maior probabilidade de reentrada está nas faixas amarelas The Aerospace Corporation



Imagem do TheAustralian mostra o tamanho e a beleza da condenada Tiagong 1



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias