Atrasou? Perdeu o ENEM 2017? Saiba como JUSTIFICAR SUA AUSÊNCIA para não perder a isenção do ano 2018 [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Atrasou? Perdeu o ENEM 2017? Saiba como JUSTIFICAR SUA AUSÊNCIA para não perder a isenção do ano 2018 Portal TV VozdoCLIENTE


O show dos atrasados já é uma febre nacional. Mas o estudante que perder por quaisquer motivos deve justificar



Um exame em nível nacional como o ENEM custa muito caro. Só as questões de segurança e sigilo das provas consomem altos recursos governamentais.

E uma das coisas que incomoda o Ministério da Educação é o não comparecimento 'as provas.

Como justificar ausência no Enem 2017?

Diversos motivos podem fazer um candidato faltar no Enem, como problema de saúde ou atraso. O fato é que a ausência precisa ser justificada dentro do prazo estipulado pelo INEP para que não seja aplicada uma punição.

No Enem 2017, cerca de 1.691.701 pessoas não pagaram a taxa de R$82,00 para fazer a inscrição. Os candidatos beneficiados pela isenção de taxa, mas que faltaram em um ou nos dois dias de prova, terão que justificar a ausência para conseguir fazer o Enem 2018 sem a necessidade de pagar a inscrição.

O procedimento para justificar ausência no Enem 2017 é simples. Basta acessar a Página do Participante e comunicar ao INEP o motivo do não comparecimento. O prazo para apresentar uma justificativa será de 2 a 11 de abril de 2018.

A justificativa em caso de falta é uma obrigatoriedade, que consta no edital Enem 2017. Observe o item 3.3.7, que consta na página 48 da publicação.

Para que o INEP aceite a justificativa, o faltante terá que apresentar algum documento válido, como atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Qualquer declaração, emitida pelo próprio participante, não será reconhecida como documento válido.

E os faltantes que pagaram a taxa?

No caso dos candidatos que pagaram a taxa de inscrição, mas por algum motivo não compareceram à prova, não há razões para se preocupar. A ausência não precisa ser justificada. Nas inscrições para Enem 2018, basta gerar o boleto bancário e fazer o pagamento normalmente.

E aí? Você ainda tem dúvidas sobre como justificar ausência no Enem 2017?

Providencie os documentos necessários o quanto antes e não perca o prazo.



Desespero na hora de entrar no ENEM é coberto agora até pela grande imprensa brasileira. Foto: Web



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias