Na busca pelo Malaysia MH 370 encontraram destroços resolvem outros mistérios: Navios desaparecidos no Século XIX [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Na busca pelo Malaysia MH 370 encontraram destroços resolvem outros mistérios: Navios desaparecidos no Século XIX Portal TV VozdoCLIENTE


Vídeo mostra detalhes de equipamentos e formatos de busca que atualmente estão sendo empregados na busca pelo MH370


Com informações do jn.pt :

O sonar que pesquisou o fundo do mar à procura do avião que desapareceu com 238 pessoas a bordo encontrou duas embarcações de transporte de carvão naufragadas no século XIX. Historiadores marítimos fizeram uma lista dos nomes possíveis dos navios encontrados nas buscas, que cobriram uma área de 710 mil quilómetros quadrados em quatro anos.

Navios carvoeiros

Os destroços dos dois navios foram encontrados em 2015, sete meses após o início das buscas pelo MH370, numa zona 2300 quilómetros a Oeste da Austrália, com restos de carvão espalhados por uma vasta área, a 3700 metros de profundidade.

Os investigadores recorreram a submarinos não tripulados e tiraram fotografias dos dois naufrágios. Uma amostra de carvão retirada de um dos locais indicia que se trata de matéria provavelmente oriunda da Grã Bretanha.

O Museu Marítimo do Oeste da Austrália concluiu que os destroços de uma embarcação encontrada em maio de 2015 podem ser da fragata West Gordon ou do Magdala.

O West Gordon desapareceu em 1887, com 10 tripulantes, quando viajada da Escócia para a Austrália. O Magdala procedia do País de Gales para a Indonésia quando afundou, em 1882.

Destroços metálicos encontrados a 19 de dezembro de 2015 deverão pertencer ao West Rigde, uma embarcação que desapareceu com 28 tripulantes em 1883, durante uma viagem da Inglaterra para a Índia, carregado de carvão.

O curador do museu Marítimo do oeste da Austrália, Ross Anderson, diz que os novos dados sobre os naufrágios são muito importantes, mas que não são suficientes para resolver o mistério.

"Estes são os destroços encontrados no lugar mais fundo do Oceano Índico e dos naufrágios mais remotos do Mundo", disse. A exploração destes destroços é muito dispendiosa e, por enquanto, não se falou em financiamento governamental para tanto.

E o MH 370 ?

Por enquanto nada, a empresa, citada no vídeo anexa a esta reportagem está vasculando há meses o Oceano Índico mas não encontrou rastros.



Imagem destroços encontrados nas buscas Foto: EPA/WESTERN AUSTRALIAN MUSEUM



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias