Ars Nova celebra aniversário da UFMG com concerto de canções do século 20 [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Ars Nova celebra aniversário da UFMG com concerto de canções do século 20 UFMG





Nesta terça-feira, dia 11, o Ars Nova – Coral da UFMG retorna ao Conservatório (Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro) para uma apresentação em comemoração aos 91 anos da Universidade Federal de Minas Gerais, fundada em 7 de setembro. O concerto, regido pelo professor Lincoln Andrade, começa às 19h30, com entrada franca.

Neste ano, o Ars Nova preparou repertório de músicas compostas no século 20 para divulgar compositores brasileiros e estrangeiros, com ênfase em obras consideradas inéditas no Brasil. Assim, o grupo espera incentivar a produção de novas obras para coral e garantir que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo.

O repertório começa com os Three madrigals, da norte-americana Emma Lou Diemer, composta para coro e piano e que reúne três poemas de William Shakespeare, cada um explorado de maneira diferente: harmonias transparentes, em O mistress mine, where are you roaming?, harmonias pesadas, em Take, oh take those lips away, e rápidas provocações ao piano, em Sigh no more ladies, sigh no more!.

Na sequência, o Ars Nova interpreta Hymne au soleil, que homenageia os 100 anos de morte da compositora Lili Boulanger, a primeira mulher a ganhar o Prix de Rome, e Trois chansons de Charles D’Orlean, as três únicas canções escritas por Claude Debussy para música coral a cappella, sem acompanhamento .

Em sua terceira parte, o concerto é centrado em obras nacionais, com três músicas do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, fundador do Ars Nova: Ponto de Oxum Iemanjá, escrita em 1965 e rica pelo aspecto rítmico, uma vez que as vozes masculinas imitam o som de tambores, acompanhando uma melodia tradicional da umbanda, Ponto de São Jorge Ogum Guerreiro, também inspirada no universo da umbanda, e Ponto máximo de Xangô, recentemente incorporada ao repertório do coral. 

As três músicas que encerram o concerto são do cancioneiro de Lampião, escrito pelo pernambucano Marlos Nobre: Muié rendêra, É lamp, é lamp, é lamp e Cantigas de lampião.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias