VÍDEO: Como está a situação do Rio Paraopeba? Quais são as consequências? Vai faltar água na Grande BH? [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

VÍDEO: Como está a situação do Rio Paraopeba? Quais são as consequências? Vai faltar água na Grande BH? Geral (Fonte indicada)




A COPASA - Companhia de Saneamento Básico de MG - interrompeu a captação de água no Rio Paraopeba e desviou ou abastecimento da Grande Belo Horizonte por outra vias.

Para alívio da Grande Belo Horizonte - cerca de 15 cidades - o Sistema Paraopeba foi interligado há pouco tempo pela empresa em função das secas no sul e sudeste de MG e propôs a interligação de vários sistemas de abastecimento. Esse alívio depende, evidentemente, dos níveis de chuvas nos próximos meses, pois, a interligação do Sistema foi justamente para USAR A ÁGUA DO RIO PARAOPEBA para suprir a seca de outros depósitos na RMBH.

No vídeo anexo - Fonte Rádio Itatiaia - um vôo sobre uma região do Rio Paraopeba e nota-se - mesmo a grande altitude - que o rio literalmente mudou de cor.

A verdade é que os metais pesados dos rejeitos da Barragem do Feijão continuarão a descer o Rio Paraopeba e o São Francisco por longos meses (e até anos) e os danos ainda são incalculáveis.

Peixes

A mortandade dos peixes nos primeiros kilômetros do rio são notórias. Mas como a lama é mais densa ela pode sendo diluída e permitir alguma sobrevivência.

ENTRETANTO, o nível de contaminação das espécies aquáticas ainda não foi levantado e o quanto serão prejudiciais 'a saúde humana?

Leia também: 5 estados! MILHÕES sem água potável! Barragem da VALE rompe em Brumadinho / MG e rejeitos seguem rumo São Francisco e Nordeste!



Cidades banhadas pelo Rio Paraopeba seguem monitorando a água.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias