Comandante Militar do Leste, Coronel Walter Braga Netto, visita Posto de Comando em Brumadinho e encontra com Zema: Força Federal em MG. [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Comandante Militar do Leste, Coronel Walter Braga Netto, visita Posto de Comando em Brumadinho e encontra com Zema: Força Federal em MG. Portal TV VozdoCLIENTE


Foto: Defesa Civil, MG



Da Defesa Civl de MG e Exército Brasileiro:

O General foi recepcionado pelo Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, pelo Coronel Evandro Geraldo Ferreira Borges, Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador de Defesa Civil e pelo Coronel Edgard Estevo da Silva, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros. 

O Tenente Coronel Flávio Godinho, Coordenador Adjunto de Defesa Civil, apresentou as atividades desenvolvidas no PC, que reúne representantes das várias agências envolvidas para a coordenar e integrar, dentro da metodologia SCO (Sistema de Comando de Operações), as ações e operações na área atingida pelo rompimento da barragem. 

Foram elencadas as atribuições dos diversos órgãos envolvidos na operação e também o mapeamento das informações e dos recursos presentes na área afetada pelo rompimento da barragem em Brumadinho.  

Durante a visita, realizada em 31/Jan, o General Braga Netto enfatizou a importância da integração entre as agências envolvidas para a otimização das ações desenvolvidas, bem como para a promoção de uma resposta eficiente às pessoas atingidas pelo desastre.

O Coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, destacou a relevância da visita do General Braga Netto. 

 “Isso demonstra a importância que o Governo Federal está dando para o evento. A presença de uma autoridade desse quilate evidencia que todos os esforços da União estão disponíveis para Minas Gerais dentro de sua competência para coordenar os trabalhos de busca e salvamento na gestão integral do desastre”.

Sobrevoo

o General Braga Netto conheceu a base de operações estabelecida no campus da Faculdade Asa de Brumadinho, sendo-lhe então apresentados, por parte dos membros de cada um dos órgãos envolvidos, o panorama da situação atual e os planejamentos para os próximos dias.

O sobrevoo teve a finalidade não apenas de verificar a extensão dos danos, mas também de dimensionar a topografia e a conformação do terreno, com vistas a um possível incremento nos efetivos das Forças Armadas em presença. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Aeronáutica vêm apoiando esse grande esforço humanitário com cerca de 150 militares diretamente empregados, envolvendo escoltas motorizadas, transportes com helicópteros de grande capacidade, logística modular leve, segurança dos locais das perícias de medicina legal, reconhecimentos especializados de engenharia e inspeções de locais com suspeitas de artefatos explosivos. Outros 950 militares permanecem à disposição para emprego imediato, caso necessário.

Encontro com Zema

Na parte da tarde, o General Braga Netto encontrou-se com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com o qual foram tratados diversos assuntos de interesse, em especial os ligados aos trabalhos em Brumadinho.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias