Oito mil pessoas participam de SIMULADO de evacuação em Itabira/MG. Maior resultado já realizado no pais, mas a área mapeada é de 19mil pessoas. [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Oito mil pessoas participam de SIMULADO de evacuação em Itabira/MG. Maior resultado já realizado no pais, mas a área mapeada é de 19mil pessoas. Defesa Civil MG


Imagem: Divulgação Defesa Civil/MG



Nesse sábado (17/8), foi realizado, em Itabira, o maior simulado de evacuação de emergência já feito no país, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). O treinamento, de caráter preventivo teve o objetivo de informar, preparar e capacitar a população para a evacuação de emergência em caso de rompimento de barragem.

Palestras

Pela manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais realizou 18 palestras com as comunidades de Itabira. Na oportunidade, todas as dúvidas dos presentes foram prontamente esclarecidas pelos profissionais da Cedec. Às 15h em ponto, conforme estabelecido, foi dado o comando pelos operadores da empresa Vale, para o acionamento das sirenes, dando início à atividade.

Quase 8 mil pessoas

Conforme medição realizada, 7.770 pessoas deslocaram até algum dos 96 pontos de encontro, o que corresponde à participação de cerca 41% das 19 mil pessoas mapeadas, residentes nas áreas de risco ou adjacências, resultado considerado extremamente satisfatório.

As áreas da cidade envolvidas no simulado estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Aproximadamente 5 mil profissionais trabalharam na organização e condução do evento.

O êxito nas ações se deu pelo envolvimento e trabalho conjunto de diversos atores, dentre os quais podemos citar: Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal, dentre outros que direta e indiretamente desenvolveram importantes ações.

Para o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, o simulado foi um sucesso.

-

Estamos satisfeitos e com o sentimento de sucesso sobre o simulado. Neste momento, gostaríamos de agradecer à população de Itabira por ter recebido o nosso chamamento e ter entendido a importância e relevância do evento. Agora, vamos seguir avaliando os dados que recebemos, fazer as correções devidas para que o nosso plano de atendimento, caso ocorra um desastre, tenhamos sucesso e que todas as pessoas possam ser salvas.

O treinamento faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, esse último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis estadual e municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.

Acompanhamento Nacional

Todo o trabalho foi acompanhado pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, pela Defesa Civil de Santa Catarina, pela Defesa Civil de alguns municípios mineiros, por representantes locais do Poder Judiciário e Ministério Público, e por pesquisadores e acadêmicos que trabalham na área.

Desde o início de 2019, a Defesa Civil de Minas Gerais já coordenou oito simulados de evacuação de emergência:

Barão de Cocais (25/03/2019)

Participantes: 3626 participantes (60% do esperado)    

Santa Bárbara - 29/03/2019

Participantes: 834 participantes (50% do esperado)      

Itabirito - 31/03/2019

Participantes: 4770 participantes (109% do esperado)  

Nova Lima -  31/03/2019

Participantes: 2400 (57% do esperado)

Raposos - 31/03/2019

Participantes: 794 (33% dos esperados)

São Gonçalo do Rio Abaixo - 04/04/2019

Participantes: 2674 (109% do esperado)

Barão de Cocais - 18/05/2019

Participantes: 1600 (27% do esperado)

Conceição do Mato Dentro - 06/07/2019

Participantes: 129 (32% do esperado)


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias