As TORRES DO ITAÚ: Você sabia que as torres do Itaú Power Shopping sobreviveram a DEMOLIÇÃO DA FÁBRICA e são tombadas? - Veja vídeo [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

As TORRES DO ITAÚ: Você sabia que as torres do Itaú Power Shopping sobreviveram a DEMOLIÇÃO DA FÁBRICA e são tombadas? - Veja vídeo Portal TV NMR




Chaminés da Itaú (fonte: contagem.mg.gov.br)

São quatro chaminés construídas nas décadas de 1940, 1950 e 1960 do século XX na Companhia de Cimento Portland Itaú - primeira fábrica instalada na Cidade industrial.

A fábrica foi desativada na década de 1970 do século XX, depois de intensas mobilizações populares contra a poluição, e demolida em 1998 para dar lugar ao Itaú Power Center. Foram preservados, entretanto, as chaminés e o prédio administrativo que abrigava os escritórios da fábrica e que apresenta estilo eclético onde se mesclam traços do art déco e do neo clássico.

Essas peças foram tombadas conforme o Decreto 10.186, de 17 de junho de 1999.

Quanto às chaminés, têm entre cinqüenta e sessenta metros de altura e são uma referência à memória do trabalho em Contagem.

Endereço: Av. Gen. David Sarnoff, 920 - Cidade Industrial Juventino Dias.

Passando pelo Itaú até barreiro (do site/canal TVNoMeiodaRua):

Saindo da região da estação Eldorado passando pelo Shopping Itaú, Babita Camargos Acerlor/Belgo Mineira, antiga praça da Aymoré até Tito Fulgêncio, hospital Santa Rita e Hospital São José. Saindo na porta da Mannesman entrando no centro comercial do Barreiro.


Conheça um pouco a cidade Industrial e a história do Shopping (e antiga fábrica de cimentos Itaú). Dali, passando na ponta do Polígono da General David Sarnoff para o Barreiro.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias