Aeroporto Confins: Como é a parte BELA: Checkin, Lojas, Embarque, Desembarque, Estacionamento (MG) [Portal VozdoCLIENTE]

Aeroporto Confins: Como é a parte BELA: Checkin, Lojas, Embarque, Desembarque, Estacionamento (MG) Portal TV NMR




Do site/canal TVNoMeiodaRua - Moro mesmo no meio da rua TV NMR:

Durante muitos anos, o saturado Aeroporto da Pampulha foi o principal aeroporto de Belo Horizonte, porém o mesmo sofria com frequentes fechamentos e inundações, devido à sua localização. Ainda foi previsto que em alguns anos o Aeroporto fosse engolido pela cidade, inviabilizando sua utilização. Assim, iniciaram-se estudos para a construção de um novo aeroporto em Belo Horizonte, e o local escolhido foi o então distrito de Confins, na cidade de Lagoa Santa, a cerca de 40 quilômetros do centro da capital. Na escolha do local foram levados em consideração estudos que apontavam uma previsão de que a cidade cresceria até certo ponto, e dessa forma o aeroporto não sofreria com os mesmos problemas que afetavam o Aeroporto da Pampulha. Apesar de arqueólogos afirmarem que a existência do aeroporto no local poderia danificar grutas com tesouros arqueológicos na região, o local foi mantido.

Década de 1980 - projeto e inauguração

O projeto elaborado foi o de um grande aeroporto industrial, dividido em quatro fases, que seriam realizadas de acordo com a demanda do Aeroporto de Confins, consistindo de duas pistas paralelas de cerca de 3000 metros e quatro módulos de terminais de passageiros, cada um com um anexo no qual se localizariam lojas, a administração e dois estacionamentos. As obras de terraplanagem começaram em 1980, para construir a plataforma onde se ficaria o aeroporto. As obras do terminal se iniciaram em 1981. Durante os anos de 1982 e 1983, o aeroporto recebeu 190 aviões que não puderam aterrissar no Aeroporto da Pampulha. Os passageiros desembarcam no terminal de cargas, que já estava pronto, recebendo depois modificações provisórias.


O terminal foi inaugurado em janeiro de 1984, porém com metade de sua capacidade operacional. O primeiro avião a fazer um voo regular de passageiros em Confins foi um 737-200 da VASP, que veio procedente de Belém e São Luis, e seguiu para São Paulo. A inauguração oficial foi em março de 1984. Após a VASP, o Aeroporto de Confins também passou a receber voos da Varig, e a primeira ligação internacional do aeroporto foi feita pela LAB, para Santa Cruz de la Sierra. No início de suas operações, o aeroporto recebia um número maior de operações fretadas.

2015
12 de Janeiro - A BH Airport assume integralmente a gestão e a operação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
8 de Abril - O Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi o vencedor na categoria "Serviço Público mais eficiente" no prêmio "Aeroportos + Brasil - quem escolhe é o passageiro", promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

2016
A BH Airport, inaugurou no dia 6 de dezembro seu novo Terminal de Passageiros, que passou a oferecer infraestrutura capaz de atrair novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros, com mais espaço, conforto e novas opções de serviços. O Aeroporto Internacional de BH passou a ter capacidade para processar 22 milhões de passageiros por ano.

Fonte: Wikipedia/Infraero/BHAirport


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2518 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções