Pesquisa propõe reaproveitamento de águas residuárias da mineração e estuda até de ácido sulfúrico e de metais [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Pesquisa propõe reaproveitamento de águas residuárias da mineração e estuda até de ácido sulfúrico e de metais UFMG

>Embed


Desde o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, pesquisadores da UFMG buscam alternativas sustentáveis para o tratamento de rejeitos das mineradoras. O projeto Tecnologias avançadas para tratamento e reaproveitamento de águas residuárias de mineração atua nesse campo de estudo.

Pesquisa desenvolvida pela doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG Ana Flávia Foureaux resultou em método que reaproveita a água da atividade mineradora, o ácido sulfúrico, que pode ser absorvido em processos metalúrgicos, e alguns metais presentes no rejeito que possuem valor de comercialização, como o cobre, o cobalto e o níquel.

A aplicação de metodologias como essa no tratamento de efluentes da mineração levaria à redução drástica do volume de rejeitos destinados às barragens, minimizando riscos oferecidos por essas estruturas.

Equipe: Artur Horta (produção e reportagem); Leonardo Milagres (reportagem); Antônio Soares, Lucas Tunes (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)



Doutoranda da UFMG também estuda a reutilização de ácido sulfúrico e de metais presentes no rejeito




Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias