Exército iraquiano lança ampla ofensiva contra o EI (Estado Islâmico) [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Exército iraquiano lança ampla ofensiva contra o EI (Estado Islâmico) Portal UOL


Membros da minoria Yazidi procuram por pistas em vala comum próxima da aldeia iraquiana de Sinuni, no Iraque, que levem a informações sobre parentes desaparecidos. Há suspeita de que pelo menos 30 corpos encontrados no local por forças curdas seja de curdos mortos pelo Estado Islâmico (Foto fo



As forças iraquianas iniciaram nesta segunda-feira (2) uma ampla operação militar para expulsar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) do norte da província de Saladino e recuperar sua capital,Tikrit.

Fontes militares explicaram à Agência Efe que às 5h (horário local, 23h de domingo em Brasília) as tropas regulares, apoiadas por milicianos pró-governo, começaram desde cinco eixos sua ofensiva nesta região, situada ao norte de Bagdá.

A campanha foi ordenada ontem à noite pelo primeiro-ministro e comandante geral das Forças Armadas, Haidar al Abadi, que se reuniu com dirigentes provinciais e chefes de segurança em Samarra, a segunda maior cidade de Saladino.

Saladino é uma província de maioria sunita que caiu em parte em mãos do EI em junho passado e que tem valor simbólico devido a que foi o berço do falecido ditador Saddam Hussein.

Segundo as fontes, o primeiro eixo de ataque saiu de Samarra rumo a Al Dur, povoado de nascimento de Izzat Ibrahim al Douri, o braço direito de Saddam.

O segundo eixo cobre a via que une a base aérea Spiker, onde o EI executou dezenas de soldados iraquianos há meses, com Tikrit, cidade que também tentam recuperar as forças iraquianas a partir de sua zona meridional.

Outros alvos da operação de Saladino são a cidade de Alalam e a zona de Al Fatha.

O avanço terrestre das tropas vai acompanhado por bombardeios de artilharia contra as posições do EI, o que levou alguns jihadistas a fugir, acrescentaram as fontes militares.

Até o momento, o Exército iraquiano recuperou o bairro de Al Qadesiya, no norte de Tikrit, assim como áreas ao norte de Samarra e outras na cidade de Al Dur.

O Iraque vive desde junho passado uma luta ferrenha contra o EI, que proclamou um califado em zonas sob seu controle no norte iraquiano e sírio.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias