Vazão do Rio das Velhas mais que dobrou de sábado para essa segunda [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Vazão do Rio das Velhas mais que dobrou de sábado para essa segunda Otempo





O feriadão chuvoso em Belo Horizonte e região metropolitana fez com que a vazão do Rio das Velhas, em Nova Lima, mais que dobrasse de sábado (5) para essa segunda-feira (7). Os dados foram divulgados pelo portal da transparência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

No último mês, não houve um dia sequer em que a vazão do Rio das Velhas ultrapassou os 16 metros cúbicos por segundo. O aumento começou no domingo, quando a vazão chegou a 21,8 m³/s e chegou ao topo nesta segunda-feira, com 31,3 m³/s. A Copasa ainda não divulgou a vazão desta segunda-feira, após uma madrugada chuvosa.

Esse não foi o único parâmetro positivo para o Rio das Velhas. Nesta terça-feira, o índice pluviométricos é de 7,00 mm, mais que o dobro do índice de sábado, que estava em 3,40 mm.

A notícia é boa, mas o alerta ainda permanece. Apesar das chuvas, o Sistema Paraopeba se manteve com 27,7%. O único reservatório do sistema que teve um aumento de sábado para essa terça-feira foi o do Rio Manso, que subiu de 37,7% para 37,9%. Os reservatórios Serra Azul e Várzea das Flores mantiveram 10,7% e 27,1%, respectivamente.

Há um mês, o Sistema Paraopeba não tem um aumento em seus níveis. As chuvas do feriadão ajudaram, no entanto, a estancar um processo de esvaziamento que foi visto durante todo agosto. Do dia 9 de agosto a 6 de setembro, por exemplo, o nível caiu de 31,4% para 27,7%. Com queda em todos os dias.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias