Sistema de emissão de passaportes inclui acesso às pessoas com deficiência [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Sistema de emissão de passaportes inclui acesso às pessoas com deficiência Polícia Federal (DPF)





Brasília/DF - A partir desta sexta-feira (4), a Polícia Federal, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), disponibilizará a nova versão do Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa) para pessoas com necessidades especiais. Os requerentes encontrarão uma série de facilidades, como formulários de requerimento, agendamento, reagendamento e consulta de solicitação de passaportes adaptados, com ferramentas que possibilitam a inclusão social das pessoas com deficiência.

O Sinpa passou por uma série de alterações para tornar mais acessível o serviço de emissão de passaportes para todos os cidadãos, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entre elas, destacam-se a reconstrução completa do site, de forma a tornar mais acessível para navegação; links e teclas de atalho para acesso ao conteúdo, topo e fim de página; compatibilidade com leitores de tela; adaptação para navegação via teclado; uso de cores com contraste entre cor da fonte e cor do fundo; e possibilidade de uso de alto contraste.

Durante o desenvolvimento do novo sistema, o Serpro e o Projeto de Acessibilidade Virtual do Instituto Federal do Rio Grande do Sul disponibilizaram voluntários com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão) para ajudarem na avaliação e testes da plataforma. De acordo com o delegado de Polícia Federal Alexandre Rabelo Patury, Coordenador-Geral de Polícia de Imigração em exercício, “a interação entre os órgãos federais foi fundamental para possibilitar a criação de ferramentas voltadas à inclusão social e a melhoria do atendimento à população”.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias