Ribeirão das Neves e Contagem recebem mais de 40 viaturas novas para PM [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Ribeirão das Neves e Contagem recebem mais de 40 viaturas novas para PM Portal TV VozdoCLIENTE


Prefeita de Ribeirão das Neves cumprimenta durante cerimônia. Na foto menor, o Prefeito de Contagem discursa durante cerimônia de entrega



Ribeirão das Neves (fonte: Prefeitura):

Ribeirão das Neves recebeu na sexta-feira, 6, 43 viaturas novas para o trabalho da Polícia Militar no município. A iniciativa faz parte de um contrato de locação firmado pelo Governo do Estado e que vai contemplar 247 cidades mineiras. Ao todo, serão 850 veículos entregues para a PM. Neste percentual, Neves contabiliza 5% do total da nova frota disponibilizada pelo Estado. As viaturas serão utilizadas nas quatro companhias de polícia espalhadas pela cidade. Parte da frota foi levada para a principal praça da cidade em um ato simbólico para apresentação dos carros à comunidade. 

A iniciativa faz parte da estratégia da PM para garantir maior efetividade da defesa social junto à população. Além da renovação da frota, o objetivo é aumentar a sensação de segurança dos moradores de Neves. Outro ponto importante é a redução dos índices de criminalidade, além de maior agilidade nos atendimentos da corporação. De acordo com o comandante do 40° Batalhão, Ten. Cel. Evandro Borges, a nova frota será utilizada nas três regiões do município e permitirá que a PM realize ações importantes na cidade. "Tínhamos uma frota já bastante desgastada pelo tempo utilizada e precárias para o trabalho. Com a chegada dos novos veículos teremos a oportunidade de potencializar o policiamento preventivo no município e trabalhar para geração de segurança aos moradores", disse. 

O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Leonardo Oliveira, destaca as ações que a PM tem realizado com a Guarda Municipal e tem contribuído com a segurança pública na cidade. "Regularmente temos feito blitzes com a Polícia Militar que tem tido resultados importantes. Percebemos que nos locais onde realizamos essas operações tem sido menor o número de ocorrências. A presença das forças de segurança nas ruas passa tranquilidade para a população", avalia. 

A prefeita Daniela Corrêa enfatiza a responsabilidade pela segurança pública é do Estado, mas que o município tem ajudado no combate à criminalidade. "As câmeras do Olho Vivo na cidade são um exemplo do trabalho adotado em conjunto entre a PM e Guarda Municipal que tem contribuído significativamente neste aspecto. O auxílio dos militares nas operações para conter invasões também tem sido muito importante. Temos a Polícia Militar como parceira, fortalecendo o serviço em ambas as partes", afirma. 

A população aprovou a chegada das viaturas novas para a PM. A dona de casa Claudia de Souza, de 35 anos, considera fundamental a presença dos policiais nas ruas. "Ter mais viaturas circulando na cidade aumenta a sensação de segurança. Nos dá mais tranquilidade e caso precisemos ligar para polícia, seremos atendidos mais rapidamente", disse. Gabriel Escarpelle, de 18 anos, já esta percebendo os novos veículos da segurança pública. "Já tinha notado que a polícia está com carros mais modernos. Isso é muito importante, especialmente à noite, quando menos gente está nas ruas", conclui. 


Contagem

Cidade vizinha a Ribeirão e também parte da região Metropolitana, Contagem também recebeu viaturas e foi assim relatada pela Prefeitura:

Em cerimônia na praça do Iria Diniz, autoridades dos poderes legislativo e executivo e oficiais da PMMG destacaram a importância da chegada das viaturas não apenas em Contagem. Por meio do Projeto de Locação de Viaturas, foram entregues 850 veículos para 39 municípios mineiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Elas irão substituir os carros usados, com mais de cinco anos de uso e quilometragem superior a 200 mil km rodados.

O prefeito Carlin Moura agradeceu aos dois batalhões, pelos relevantes serviços prestados, e ao Governo do Estado, pela iniciativa de renovação da frota. Ele também pontuou que a segurança pública deve ser trabalhada diariamente por todos os segmentos da sociedade. "A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos. Aqui em Contagem, a PM está fazendo a parte dela, e a população está colaborando. O governo municipal também contribuiu com a instalação de 807 câmeras de videomonitoramento nas escolas e vias da cidade, que são acompanhadas 24 horas pela polícia e pela Guarda Municipal".

Nota do VozdoCLIENTE, cidades destaques em violência

A RMBH tem sofrido com crescimento vertiginhoso da violência em seus municípios. Em 2013, um "Mapa da Violência" levantado por um professor já colocava Contagem, Ribeirão das Neves, Betim e Esmeraldas - ambas circunvizinhas a Belo Horizonte e entre si, entre as 300 cidades mais violentas do país.

Ribeirão das Neves ocupou a triste 2a colocação de maior taxa de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil coletados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública divulgados em 2015 pelo Ministério da Justiça.

Espera-se que, com mudanças gerais na PM - de comando, forma de atuação na comunidade, integração social - e com as novas patrulhas a PM possa estar mais presente e mais rapidamente atuando nas situações e retirando as cidades desses terríveis indicadores.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias