Quatro conselhos para prolongar a vida útil de seu laptop [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Quatro conselhos para prolongar a vida útil de seu laptop BBC Brasil





Este tipo de computador pode ter uma vida útil longa, mas não é "imortal". Estima-se que durem em média de três a cinco anos - e muito disso depende, antes de mais nada, da qualidade do aparelho.

Mas também é crucial a forma como é usado - e não abusar de sua resistência. Veja algumas recomendações para ajudar a reduzir os riscos de falha e sobre como aumentar a duração de seu laptop.

1. Não deixe superaquecer

iStockImage copyrightISTOCK

Temperaturas extremas são um grande inimigo destes computadores, em especial o superaquecimento resultante do próprio calor gerado pela máquina.

"Colocá-lo sobre a cama ou uma almofada pode bloquear as saídas de ar do sistema de ventilação do aparelho, fazendo com que fique ainda mais quente", alerta a revista Pcmag, que recomenda limpar estas saídas regularmente.

Além disso, estudos científicos demonstram que colocar o notebook no colo pode ser prejudicial à saúde, com efeitos que vão desde problemas na pele da região em contato com o aparelho até infertilidade.2. 'Gerencie' a bateria

iStockImage copyrightISTOCK

A bateria é um elemento-chave para o bom funcionamento do laptop. Em geral, o consenso é que não é uma boa ideia mantê-lo o tempo ligado na tomada enquanto o usa por várias horas ao dia, como normalmente se faz com um desktop.

Se fizer isso, recomenda-se retirar a bateria para preservá-la - e também evitar o superaquecimento tratado no ponto anterior.

Ao recarregar, o ideal é fazer isso até que a bateria chegue a redor de 80% de sua capacidade, segundo aconselha o especialista Isidor Buchmann em entrevista à revista Wired, e voltar a carregar quando atingir 40%.

No entanto, há quem seja partidário de deixá-la se esgotar quase totalmente e, então, dar uma carga completa. Por isso, verifique as recomendações dadas pelo próprio fabricante para cada modelo.

3. Mantenha-o limpo

iStockImage copyrightISTOCK

Há dois tipos de limpeza: aquela que você pode fazer por conta própria e aquela que é melhor deixar a cargo de um técnico.

A primeira é simples: basta mantê-lo em boas condições por fora, evitando o contato com líquidos e que caiam migalhas ou restos de comida sobre o aparelho.

"Ponha um pouco de um produto de limpeza suave em um pano que não solte fiapos e passe-o no laptop para limpar o pó e outros tipos de sujeira e use uma escova pequena e garrafas de ar comprimido (vendidos normalmente em lojas de artigos para computador) para uma limpeza mais profunda", diz o especialista ouvido pela Pcmag.

"Não use produtos químicos em spray diretamente no laptop e evite que qualquer líquido penetre no seu interior."

Para limpá-lo por dentro, é melhor deixar essa tarefa para um técnico de confiança e fazê-la com certa regularidade, que dependerá das condições de uso do computador.

4. Atualize programas e formate o disco se necessário

iStockImage copyrightISTOCK

Por fim, alguns conselhos para o bom manuseio do laptop incluem:

  • Manter o sistema operacional e os programas em dia, ou seja, atualize-os sempre que for indicado;
  • Formatar o disco rígido após algum tempo. Segundo a Pcmag, isso é o equivalente a "limpar o colesterol" do organismo, o que em um laptop se refere a apagar de vez arquivos sem uma extensão definida, rascunhos abandonados e, possivelmente, vírus e outros tipos de arquivos maliciosos;
  • Apagar, periodicamente, os arquivos dos quais você não mais precisa.


Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias