´Japonês da Federal´ vai cumprir pena de tornozeleira eletrônica [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

´Japonês da Federal´ vai cumprir pena de tornozeleira eletrônica Correio Braziliense





O agente federal Newton Ishii, o 'Japonês da Federal', vai cumprir pena de tornozeleira eletrônica. Condenado a 4 anos e dois meses por facilitação de contrabando na fronteira de Foz do Iguaçu, ele deve colocar a tornozeleira ainda nesta sexta-feira(10/6).


O 'Japonês da Federal' está preso desde terça-feira(7/6), em Curitiba. Ishii foi condenado em 2009 pela Justiça Federal no Paraná por corrupção e descaminho, ao supostamente facilitar a entrada no Brasil de produtos contrabandeados do Paraguai. A condenação foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça em março deste ano. A Corte determinou pena de quatro anos e dois meses de prisão.

Como não existe casa de albergado no Estado do Paraná para o cumprimento de pena em regime semiaberto, o que é comum em caso de condenações de menos de seis anos, o juiz Matheus Gaspar, da Vara de Execuções Penais, determinou que o agente da PF fique custodiado no Centro de Operações Especiais (Cope).


Newton Ishii ficou conhecido como 'Japonês da Federal' ao escoltar presos e investigados da Operação Lava-Jato. Atualmente no cargo de chefe substituto de Operações Especiais da Polícia Federal em Curitiba, ele fica lotado na sede da PF na capital paranaense e é responsável pela logística e escolta de presos.

Ele estava trabalhando nesta terça (7/6), quando foi notificado da decisão e se entregou espontaneamente.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias