Polícia Militar de MG joga capoeira, tem projetos anti drogas e atua no meio da sociedade civil com programas sociais [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Polícia Militar de MG joga capoeira, tem projetos anti drogas e atua no meio da sociedade civil com programas sociais PMMG




Uma das dificuldades que as polícias enfrentam em todo o mundo é ser compreendida pela população. Outra, tomar ações que previnam em curto, médio e longo prazo ações criminais na sociedade pela qual é responsável por segurança

Capoeira

Policiais são, sem a farda, cidadãos comuns. Mas a destreza de alguns deles em ação popular são conhecidas.

O vídeo acima foi uma ação realizada pela PM na praça de Ribeirão das Neves, MG. Onde policiais e um grupo de capoeira local embalaram a manhã junto com crianças de uma escola.

Um dos policiais chama a atenção por ter alta habilidade no combate. Assista e confira.

Ronda Ostensiva com Cães, mas animar "Manhã da Família" (fonte: PMMG):

Com o intuito de aproveitar o período de férias de forma saudável, esquecendo dos tablets, computadores, celulares e televisões, a Ronda Ostensiva com Cães (ROCCA), da Polícia Militar de Minas Gerais PMMG), promoveu esta semana a “Manhã da Família na ROCCA”.

Na oportunidade, os filhos dos militares da unidade puderam estar em contato com os cães, além de participarem de brincadeiras no pátio da companhia. Além da diversão, o objetivo foi a interação das crianças com o trabalho policial do pai, da mãe ou avós, fornecendo conhecimento da atividade da nossa unidade, valorizando nosso público interno.

Para as crianças, a manhã foi tranquila, com muita alegria e interatividade. Diante do sucesso do evento, a unidade já pensa em promover outras edições do evento com a participação de escolas infantis e juvenis, além dos policiais militares da RMBH e seus familiares.

PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas

Entre vários outros projetos, destacamos o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD. Segundo o site proerdbrasil.com.br, o nome e atuação é uma a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com 4 focos:

1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,

2- PROERD para 5º ano do ensino fundamental,
3- PROERD para 7º ano do ensino fundamental,
4-  PROERD para Pais/Responsáveis.

Nele são ministradas aulas e atividades, de acordo com cada faixa etária, instruindo e colocando crianças e jovens a par dos riscos, consequências e também métodos para resistências ao uso de drogas.

E para quem acha que é só brincadeira ou palavras, está muito enganado. A PM acabou de eleger um jovem que vai representar o Brasil no programa no Estados Unidos.

Em 2017, pela primeira vez na história, o D.A.R.E. America abriu uma vaga no YAB para um representante do Brasil, que servirá como membro do Conselho pelo período de 2 (dois) anos e participará de reuniões anuais nos EUA, juntamente com jovens norte-americanos e de outros países participantes do programa. As despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação (para o jovem e um adulto responsável legal) serão pagas pelo D.A.R.E. America. Em decorrência da posição de destaque da PMMG em relação ao desenvolvimento do Proerd, Minas Gerais foi escolhido para ser o primeiro Estado brasileiro a selecionar um jovem como membro do YAB.

Assim, a PMMG realizou um concurso para selecionar o jovem que assumirá essa importante missão junto ao D.A.R.E. America. Foram 65 adolescentes inscritos que se deslocaram de vários locais de Minas Gerais (Manhuaçu, Varginha, Barbacena, Patos de Minas, Pará de Minas, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano, Mantena, Ipatinga, Itabira, Lavras, Florestal, Natércia, Pouso Alegre, Congonhas, Luisburgo, Antônio Carlos, Passos, Barra de São Francisco, Governador Valadares, Paraisópolis, Reduto, Santa Luzia, Uberlândia e Patrocínio) e se submeteram a uma criteriosa seleção com avaliação psicológica, teste de fluência oral e escrita na língua inglesa e entrevista com Facilitadores Proerd.

A Polícia Militar de Minas Gerais agradece a todos que participaram conosco. Reconhecemos o esforço dos pais que investiram nos estudos e na formação cidadã de seus filhos, a dedicação dos professores dos alunos participantes e, especialmente, parabenizamos cada um dos jovens candidatos que deram o melhor de si nas avaliações presenciais e demonstraram alto nível de competências. Todos vocês são vencedores e tem um futuro brilhante pela frente. Obrigado por apoiarem o Proerd! Continuem acreditando na capacidade de vocês e lembrem-se sempre de se manterem seguros e serem responsáveis!

Para acessar o ato de resultado final com a classificação dos candidatos, clique no link abaixo:



Veja aqui: Resultado final Embaixador do PROERD



ROCCA com a família. Foto: PMMG



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias