Carro criado na UFMG alcança 266km/h e vence competição brasileira de eficiência energética [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Carro criado na UFMG alcança 266km/h e vence competição brasileira de eficiência energética UFMG





Na última quinta-feira, dia 11, a equipe Milhagem UFMG obteve a maior conquista de seus 13 anos de trajetória: o primeiro lugar na Shell Eco-Marathon Brasil, categoria bateria, com a marca de 266,5 km/kWh. O grupo recebeu R$ 20 mil em passagens para participar da próxima etapa da competição, que ocorrerá em abril de 2019, na Califórnia, Estados Unidos, e será disputada por estudantes de engenharia de todo o continente.

Focada em eficiência energética, a Shell Eco-Marathon Brasil reúne protótipos de veículos movidos a gasolina, etanol e bateria elétrica construídos por equipes universitárias de todo o Brasil e seleciona os participantes para a disputa internacional. O protótipo da UFMG, que também competiu na categoria combustão, participará, pela segunda vez, da Shell Eco-Marathon America. Em abril deste ano, a equipe conquistou o sexto lugar com o mesmo veículo, o melhor resultado obtido por competidores da América Latina.

Entretanto, a marca alcançada na semana passada não foi a melhor registrada pela equipe. A estudante de Engenharia de Controle e Automação Mariana Ribeiro, uma das pilotos da Milhagem, explica que as condições de tempo influenciam muito no desempenho. No ano passado, na mesma pista, o protótipo cravou 315,6 km/kWh, mas ficou em terceiro lugar. “Para o próximo ano, o desafio é melhorar nosso carro ainda mais. Temos de estar preparados para qualquer tipo de pista e eventualidade, porque o nível da competição americana é mais elevado", afirma Mariana Ribeiro.

A equipe Milhagem UFMG surgiu em 2005 com o propósito de construir protótipos aerodinâmicos e leves capazes de alcançar consumos reduzidos de combustível por quilometragem. Coordenado pelo professor Fabrício Pujatti, o grupo conta hoje com 27 alunos de graduação em engenharias elétrica, controle e automação, mecânica e produção. A equipe subiu ao pódio em todas as três edições da Shell Eco-Marathon Brasil: foi segundo lugar em 2016, na categoria gasolina, e terceiro lugar em 2017, na categoria bateria elétrica.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias