GUERRA e discriminação POLÍTICO-PARTIDÁRIA: MPs divulgam orientações contra intimidações de professores e alunos nas escolas e universidades. [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

GUERRA e discriminação POLÍTICO-PARTIDÁRIA: MPs divulgam orientações contra intimidações de professores e alunos nas escolas e universidades. Portal TV VozdoCLIENTE





Os ministérios públicos Federal e de Minas Gerais divulgaram uma orientação para evitar intimidações a professores e alunos nas escolas em função de divergências políticas. O documento é destinado às secretarias estadual e municipal de educação, além de universidades, entre as quais a UFMG. 

A recomendação destaca que, caso as providências administrativas não sejam suficientes para solucionar os problemas, os ministérios públicos devem ser acionados para tomar as medidas necessárias. Os órgãos também sustentam que intimidações e ameaças ofendem a liberdade de cátedra. 

Na UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida elogia a iniciativa dos ministérios públicos e garante que a UFMG vem se posicionando "firmemente contra atitudes desrespeitosas, autoritárias e desmedidas" das quais vem sendo vítima nos últimos tempos. "Apostamos em um país que resguarda com afinco os ideais democráticos, a liberdade de expressão e cátedra, o respeito à diversidade e aos direitos humanos", afirma. 

Ela defende que a instituição se una em torno de valores que lhe são caros, independentemente de posições políticas pessoais. "Estamos sendo atacados por meios que operam no campo material – do estrangulamento do financiamento da educação e das instituições públicas de ensino superior – e no campo simbólico, de tentar minar o apoio, a autonomia e a legitimidade social de que gozam as universidades", denuncia a reitora.

Fonte: UFMG e Ministério Público Federal



Veja aqui: Veja a íntegra da recomendação do Ministério Público



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias