ENTENDA o Esquema! Envio de drogas, doleiros movimentaram R$ 1,4 bilhão e usaram até GRANITO para esconder tabletes - Operação Planum [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

ENTENDA o Esquema! Envio de drogas, doleiros movimentaram R$ 1,4 bilhão e usaram até GRANITO para esconder tabletes - Operação Planum Policia Federal


Ao apreender 811Kg de drogas em pedras de granito, a PRF continuou as investigações. Imagem PRF anterior



Porto Alegre/RS – A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil deflagram, nesta quinta-feira (29/11), a Operação Planum, de combate ao tráfico internacional de drogas, à lavagem de dinheiro e aos crimes contra o sistema financeiro nacional, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.


Cerca de 200 policiais federais cumprem mandados de prisão contra 23 pessoas, mandados de busca e apreensão em 40 endereços e ordens judiciais para sequestro e bloqueio de imóveis, fazendas, aeronaves, embarcações, veículos e contas bancárias, estimados em mais de 25 milhões de reais.

O inquérito policial foi instaurado em junho de 2017 para apurar o envio de cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul. Com o desenvolvimento das investigações, a Polícia Federal identificou que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com grande quantidade de cocaína (em média 500 quilos) na Bolívia e seguiam até o Rio Grande do Sul, onde pousavam em fazendas adquiridas pela organização criminosa. Posteriormente, a droga seguia por via rodoviária para outros estados e permanecia em depósitos até ser despachada para a Europa através de portos brasileiros.

Uma das apreensões ocorreu no terminal portuário de Navegantes (SC), em 06 de maio de 2016, quando 811 quilos da droga, escondidos em blocos de granito, foram localizados pela Receita Federal em contêineres que seriam despachados para a Espanha. Em outra apreensão, em 23 de junho deste ano, a Polícia Federal flagrou 448 quilos da droga escondidos em um bloco de concreto, em um caminhão que trafegava pelo município de Unistalda (RS). Até o momento, foi possível comprovar o volume de 2,2 toneladas de cocaína que foram enviadas ou que seriam despachadas do Brasil para a Europa pelo grupo criminoso.

Análise de dados bancários e fiscais e informações compartilhadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, após a prisão de um narcotraficante e de alguns dos investigados na Operação Planum em uma residência no município de Tramandaí (RS), em 10 de agosto de 2017, possibilitaram o rastreamento do fluxo financeiro do grupo criminoso, indicando a utilização de doleiros em São Paulo para o pagamento das transações do tráfico de drogas no exterior.

A investigação aponta para um banco informal responsável pela lavagem de dinheiro oriundo de diversos crimes, além do tráfico de drogas, como contrabando e outros ilícitos. A movimentação dessa instituição financeira clandestina foi de aproximadamente 1,4 bilhão de reais nos últimos três anos. A investigação já rastreou cerca de 90 empresas de fachada e 70 pessoas empregadas como “laranjas” do grupo para a operacionalização da lavagem de dinheiro e operações de câmbio ilegais.

Os crimes investigados na Operação Planum são organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Será realizada entrevista coletiva às 10h30min de hoje (29/11), no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, nº 1365 – Porto Alegre/RS).

 
LOCAIS DE BUSCA:

CIDADE ENDEREÇOS DE BUSCA

CACHOEIRINHA/RS         6

CAPÃO DO CIPÓ/RS        1

ESTÂNCIA VELHA/RS       1

GRAVATAÍ/RS     1

ITAQUI/RS          1

NOVO HAMBURGO/RS   1

PALMARES DO SUL/RS   1

TRAMANDAÍ/RS               2

URUGUAIANA/RS            3

SÃO PAULO/SP  6

LIMEIRA/SP        6

CAMPO GRANDE/MS      6

FÁTIMA DO SUL/MS       1

CAARAPÓ/MS    1

TIJUCAS/SC        1

PIRENÓPOLIS/GO            2

 

MANDANDOS DE SEQUESTRO/ARRESTO DE BENS E BLOQUEIO DE CONTAS BANCÁRIAS:

IMÓVEIS              13

FAZENDAS 2

AUTOMÓVEIS E CAMINHÕES      81

AERONAVES       8

EMBARCAÇÕES 6

CONTAS BANCÁRIAS - PESSOA JURÍDICA              121

CONTAS BANCÁRIAS - PESSOA FÍSICA     57

 



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias