Promotor recusa MP e decreta: DONOS DE VEÍCULOS no Rio tem que pagar TAXA DE LICENCIAMENTO de 202 reais! [Portal VozdoCLIENTE]

Promotor recusa MP e decreta: DONOS DE VEÍCULOS no Rio tem que pagar TAXA DE LICENCIAMENTO de 202 reais! Portal TV NMR


Além do IPVA a taxa de licenciamento pesa no bolso em vários estados, todo ano.



Tem que pagar

A Justiça do Rio decidiu que a taxa de R$ 202,55 cobrada pelo Detran no Rio pelos serviços de licenciamento anual e de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo tem de ser paga pelos proprietários.

A decisão é do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Claudio de Mello Tavares, que levou em consideração, entre outros fatores, a ilegitimidade ativa do Ministério Público para questionar, por meio de ação civil pública, a cobrança de tributo, além da incompetência do Juízo da 16ª Vara de Fazenda Pública da Capital para apreciar feitos que versem sobre matéria tributária estadual. 


A decisão vale até o trânsito em julgado do mérito na ação principal.

"É legítimo!"

“A vistoria veicular não é a única atividade que cabe ao Detran no âmbito de suas atividades de consentimento e fiscalização de polícia e que o prosseguimento da exigência das taxas de licenciamento e de emissão do certificado é legítimo do ponto de vista da legalidade, uma vez que se trata de tributos previstos em lei formal, no Código Tributário Estadual, e não houve majoração nos últimos anos”, escreveu o desembargador na decisão. 

Segundo o magistrado a obrigação de remuneração pelos usuários dos serviços do Detran do Rio deriva de uma relação de direito público, e não de direito privado.

Mello Tavares escreveu que essa remuneração ocorre mediante pagamento de taxa e não de tarifa ou preço público.

 



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [3665 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções