NOVE CURSOS abertos na UFMG: Abertas inscrições para cursos transversais que podem ser para pessoas não ligadas ´a instituição. Veja como! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

NOVE CURSOS abertos na UFMG: Abertas inscrições para cursos transversais que podem ser para pessoas não ligadas ´a instituição. Veja como! Geral (Fonte indicada)





Estudantes de graduação poderão se matricular, nesta quinta, dia 20, e sexta, 21, na terceira fase de matrícula, destinada aos cursos de formação livre. É nesse período que os alunos interessados em cursar uma formação transversal deverão realizar suas inscrições por meio do Siga

As formações transversais são conjuntos de atividades acadêmicas que buscam abordar temáticas de interesse geral, incentivando a formação de espírito crítico e de visão aprofundada sobre determinados temas. No total, nove percursos são ofertados. Veja quais são eles:

Acessibilidade e Inclusão

A formação foi idealizada para promover reflexão e realizar trabalho com pessoas deficientes. A proposta é formar profissionais preparados para a promoção da inclusão e da acessibilidade. Neste semestre, 13 disciplinas serão ofertadas por docentes de nove departamentos de diferentes unidades da UFMG.

Culturas em Movimento e Processos Criativos

Organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a formação também oferta 13 disciplinas no primeiro semestre de 2020: oficinas de fotografia e vídeo e de croqui. Teatro do oprimido, Design da performance e cenografia e Botânica do sensível são alguns outros tópicos oferecidos pela formação.

Direitos Humanos
Formação que visa promover o contato dos estudantes com o histórico de lutas pelos direitos humanos e suas proposições. Trabalha com indicadores de desigualdades, marcos regulatórios e especificidades que envolvam os direitos de minorias. Panejamento e desenvolvimento de intervenções em diálogo com outros setores da sociedade estão entre os objetivos das disciplinas ofertadas por cinco departamentos vinculados à Fafich, Escola de Enfermagem e Faculdade de Direito.

Divulgação Científica

Cinco disciplinas ministradas por professores de departamentos da FaE e da Fafich são ofertadas nessa formação transversal. A intenção é fornecer ferramentas conceituais, analíticas e teóricas que ajudam o comunicador a não cair em armadilhas comuns na área, como narrativas ingênuas de determinismo tecnológico, econômico e social.

Empreendedorismo e Inovação
Departamentos do ICEx, da Escola de Engenharia e programas de pós-graduação do ICB ofertam as seis disciplinas dessa formação, cujo foco é capacitar estudantes para se tornarem empreendedores de novos negócios, membros de organizações inovadoras e de organizações públicas ou privadas de fomento ao empreendedorismo e inovação, com ou sem fins lucrativos.

Estudos Internacionais
A formação em Estudos Internacionais é a oferta mais recente na UFMG. Foi lançada em 2019 pela Diretoria de Relações Internacionais. Neste semestre, 24 disciplinas serão ministradas sobre os temas mais diversos, como estudos de população, comunicação intercultural e geopolítica da energia. As aulas são ministradas em inglês ou espanhol.

Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer/LGBTI
Seminários de bioética Tópicos em comunicação social e em antropologia são disciplinas oferecidas neste semestre. A finalidade dos estudos é aproximar estudantes dos aportes teóricos e político-metodológicos organizados com base nas experiências Queer/LGBTI na contemporaneidade. 

Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira
Essa formação é destinada a quem queira atuar no ensino dessa temática na educação básica ou em curso superior. As disciplinas Oficina sobre aspectos da cultura africana e afro-brasileira e Juventude negra, gênero e infância recebem inscrições neste semestre com o intuito de tornar mais acessível a discussão das questões étnico-raciais e promover a sensibilização dos estudantes para a temática da integração racial.

Saberes Tradicionais
As disciplinas ofertadas pela formação em saberes tradicionais buscam introduzir no ambiente universitário mestres e mestras indígenas, afrodescendentes e populares. Visando diversificar o conhecimento científico e artístico, a estrutura curricular enfatiza o protagonismo de indivíduos e coletividades geralmente enquadrados como objetos de estudos sob uma perspectiva pedagógica que integra o pensar, o sentir e o fazer em termos teóricos e metodológicos. Neste semestre, os interessados poderão se matricular em Artes e ofícios: capoeiragem e memória nas Gerais e em Cinema com pajés e curadores: curar a terra.

Demais interessados
Estudantes da pós-graduação deverão entregar, no dia 3 de março, requerimento de matrícula em disciplinas de Formação Transversal na própria Secretaria de Formações Transversais, na sala A105 do CAD III, no campus Pampulha. 

Pessoas sem vínculo com a UFMG também poderão se candidatar a uma vaga nas disciplinas de Formação Transversal. Elas devem entregar, no dia 5 de março, requerimento de matrícula isolada também na Secretaria de Formações Transversais.

Para obter certificado de conclusão em uma das nove formações transversais ministradas pela UFMG, é necessário cursar, no mínimo, 360 horas de atividades.

Veja o cronograma



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias