AUTORES Palestinos! Feira de Frankfurt é acusada de ´silenciar´ autores e livros sob pretexto da guerra, dizem autores [Portal VozdoCLIENTE]

AUTORES Palestinos! Feira de Frankfurt é acusada de ´silenciar´ autores e livros sob pretexto da guerra, dizem autores Geral (Fonte indicada)


Adania deveria receber o prêmio que foi adiado. Foto (JP/Anggie Angela)



Do TheGuardian:

Vários autores e editores proeminentes de todo o mundo acusaram a Feira do Livro de Frankfurt de “calar” as vozes palestinianas, depois de uma cerimónia de entrega de prémios em homenagem a um romance de um autora palestiniana ter sido cancelada devido à guerra em Israel .

A romancista e ensaísta nascida na Palestina, Adania Shibli, que divide o seu tempo entre Berlim e Jerusalém, deveria receber no dia 20 de Outubro o LiBeraturpreis 2023, um prémio anual atribuído a escritoras de África, Ásia, América Latina ou do mundo árabe.

Na sexta-feira, porém, a associação LitProm que distribui o prémio anunciou que iria adiar a cerimónia de entrega do prémio “devido à guerra iniciada pelo Hamas, sob a qual milhões de pessoas em Israel e na Palestina estão a sofrer”.

Em seu anúncio original, a LitProm disse que tomou a decisão de adiar a premiação como uma “decisão conjunta” com o autor. Mas a agência literária de Shibli disse ao Guardian que a decisão não foi tomada com o seu consentimento e que, se a cerimónia tivesse sido realizada, ela teria aproveitado a oportunidade para refletir sobre o papel da literatura nestes tempos cruéis e dolorosos.

Uma carta aberta, assinada por mais de 350 autores, incluindo o romancista irlandês Colm Tóibín, o vencedor do Pulitzer americano-líbio Hisham Matar, a romancista anglo-paquistanesa Kamila Shamsie e o historiador britânico William Dalrymple, adverte os organizadores da feira do livro de Frankfurt, o a maior feira comercial do mundo do género, afirmando que tem “a responsabilidade de criar espaços para os escritores palestinianos partilharem os seus pensamentos, sentimentos e reflexões sobre a literatura durante estes tempos terríveis e cruéis, e não de os fechar”.

O romance de Shibli, publicado em inglês em 2020 como Minor Detail , foi aclamado pela LitProm como uma “obra de arte rigorosamente composta que fala sobre o poder das fronteiras e o que os conflitos violentos fazem com as pessoas”.

O romance, que também foi indicado nos EUA para o National Book Awards e também para o International Book Awards, justapõe a história real do estupro e assassinato de uma menina beduína em 1949 nas mãos de uma unidade do exército israelense com a história fictícia de uma jornalista que investigava o crime em Ramallah décadas depois.

O romance revelou-se particularmente controverso na Alemanha , onde o jornalista Ulrich Noller deixou o júri do LiBeraturpreis neste verão em protesto contra a decisão de homenagear o livro.

O jornal de esquerda Taz fez a seguinte crítica:  “todos os israelitas neste pequeno romance são violadores ou assassinos anónimos, enquanto os palestinianos são vítimas de ocupantes envenenados ou com gatilhos”.

Críticas mais favoráveis ​​argumentaram que a representação dos soldados israelenses é meramente consistente com o estilo literário imparcial de Shibli, que remonta a O Estrangeiro, de Albert Camus.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Vídeos do Portal

Promoções